OMS: Risco de propagação humana da gripe aviária H5N8 é considerado baixo

Publicado em 26/02/2021 13:43 e atualizado em 26/11/2021 14:43

LOGO REUTERS

O risco de disseminação de humano para humano da cepa H5N8 da gripe aviária parece baixo depois que ela foi identificada pela primeira vez em todo o mundo em trabalhadores agrícolas na Rússia, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira (26).

Leia Mais:

+ Rússia registra 1º caso no mundo de infecção humana com cepa H5N8 de gripe aviária

Uma cepa separada da gripe aviária, o H1N1, que se espalhou rapidamente em todo o mundo entre os humanos levou a OMS a declarar uma pandemia de influenza em 2009-2010. O surto acabou sendo leve entre os humanos, embora mortal entre as aves.

A Rússia registrou o primeiro caso de uma cepa do vírus da gripe aviária chamado influenza A (H5N8) transmitido para humanos a partir de aves e relatou o assunto à OMS, disse no sábado Anna Popova, chefe do órgão de vigilância de saúde do consumidor Rospotrebnadzor.

Descobriu-se que sete pessoas na Rússia estavam infectadas com o H5N8, mas todas estavam assintomáticas após um surto em uma granja no oblast (região) sul de Astrakhan, disse um comunicado da OMS. A morte de 101.000 das 900.000 galinhas poedeiras da fazenda em dezembro deu início à investigação, disse o jornal.

“Todos os contatos próximos desses casos foram monitorados clinicamente, e ninguém mostrou sinais de doença clínica”, disse. “Com base nas informações disponíveis atualmente, o risco de transmissão entre humanos permanece baixo.”

A OMS desaconselha qualquer triagem especial de viajante nos pontos de entrada ou restrições a viagens e / ou comércio com a Federação Russa, acrescentou.

Surtos da cepa H5N8 foram relatados no ano passado em aves domésticas ou selvagens na Grã-Bretanha, Bulgária, República Tcheca, Egito, Alemanha, Hungria, Iraque, Japão, Cazaquistão, Holanda, Polônia, Romênia e Rússia, de acordo com a OMS.

A declaração da OMS afirma que o desenvolvimento de vírus vacinais zoonóticos contra influenza para uso potencial em vacinas humanas continua sendo uma parte essencial da estratégia da OMS para preparação para uma pandemia de influenza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário