OMS: Risco de propagação humana da gripe aviária H5N8 é considerado baixo
O risco de disseminação de humano para humano da cepa H5N8 da gripe aviária parece baixo depois que ela foi identificada pela primeira vez em todo o mundo em trabalhadores agrícolas na Rússia, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira (26).
Leia Mais:
+ Rússia registra 1º caso no mundo de infecção humana com cepa H5N8 de gripe aviária
Uma cepa separada da gripe aviária, o H1N1, que se espalhou rapidamente em todo o mundo entre os humanos levou a OMS a declarar uma pandemia de influenza em 2009-2010. O surto acabou sendo leve entre os humanos, embora mortal entre as aves.
A Rússia registrou o primeiro caso de uma cepa do vírus da gripe aviária chamado influenza A (H5N8) transmitido para humanos a partir de aves e relatou o assunto à OMS, disse no sábado Anna Popova, chefe do órgão de vigilância de saúde do consumidor Rospotrebnadzor.
Descobriu-se que sete pessoas na Rússia estavam infectadas com o H5N8, mas todas estavam assintomáticas após um surto em uma granja no oblast (região) sul de Astrakhan, disse um comunicado da OMS. A morte de 101.000 das 900.000 galinhas poedeiras da fazenda em dezembro deu início à investigação, disse o jornal.
“Todos os contatos próximos desses casos foram monitorados clinicamente, e ninguém mostrou sinais de doença clínica”, disse. “Com base nas informações disponíveis atualmente, o risco de transmissão entre humanos permanece baixo.”
A OMS desaconselha qualquer triagem especial de viajante nos pontos de entrada ou restrições a viagens e / ou comércio com a Federação Russa, acrescentou.
Surtos da cepa H5N8 foram relatados no ano passado em aves domésticas ou selvagens na Grã-Bretanha, Bulgária, República Tcheca, Egito, Alemanha, Hungria, Iraque, Japão, Cazaquistão, Holanda, Polônia, Romênia e Rússia, de acordo com a OMS.
A declaração da OMS afirma que o desenvolvimento de vírus vacinais zoonóticos contra influenza para uso potencial em vacinas humanas continua sendo uma parte essencial da estratégia da OMS para preparação para uma pandemia de influenza.
0 comentário
Senado aprova indicação de Galípolo à presidência do Banco Central
Dólar volta a superar R$5,50 com influência de China, Oriente Médio e EUA
Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities, mas Localiza e WEG atenuam perda
Juros futuros caem com aprovação do mercado a falas de Galípolo no Senado
FPA define prioridades para 2024 em reunião após eleições
Venda de cimento em setembro sobe 10,4% sobre um ano antes e setor eleva projeção para o ano