Dólar recua ante real com estabilização dos ganhos elevando apetite por moedas arriscadas

Publicado em 01/03/2021 09:24 e atualizado em 01/03/2021 10:27

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava queda contra o real nesta segunda-feira, devolvendo parte dos fortes ganhos registrados no pregão anterior à medida que os rendimentos dos títulos se estabilizavam no exterior, elevando a procura por divisas mais arriscadas.

Às 10:24, o dólar recuava 0,13%, a 5,5953 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 caía 0,35%, a 5,590 reais.

Esse movimento estava em linha com os ganhos apresentados por moedas como peso mexicano, peso chileno, rand sul-africano e dólar australiano, pares cujo comportamento o real tende a acompanhar.

Nesta segunda-feira, o mercado de títulos se acalmava, com os rendimentos dos Treasuries caindo ante saltos recentes, aliviando temporariamente os temores de que os principais bancos centrais pudessem apertar sua política monetária diante de riscos inflacionários.

Enquanto isso, a atenção dos investidores também ficava nas perspectivas de aprovação de mais 1,9 trilhão de dólares em estímulo econômico nos Estados Unidos, à medida que o pacote do presidente Joe Biden segue para o Senado, de olho no impacto que essa injeção de dinheiro terá nos preços.

"A alta dos juros dos títulos públicos nos países centrais fez uma pausa nesta segunda, abrindo espaço para recuperação dos índices de ações e dos preços das commodities", escreveram analistas da XP Investimentos em nota matinal.

"Bancos Centrais nos EUA, Europa e Ásia vem reforçando que não pretendem reverter os estímulos monetários tão cedo. Os fundamentos para os juros mais elevados, contudo, continuam valendo, especialmente nos EUA, onde Biden segue pressionando por seu pacote (...), mesmo com a economia recuperando e as boas notícias da vacina (...)", completaram.

Enquanto isso, no Brasil, os investidores acompanhavam com cautela as perspectivas para as contas públicas em meio às discussões de mais ajuda financeira para a população vulnerável afetada pela pandemia.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira que o auxílio emergencial será pago até junho deste ano, em parcelas mensais de 250 reais, apesar da Proposta de Emenda à Constituição que inclui o pagamento, a chamada PEC Emergencial, não ter ainda acordo para ir à votação.

Diante de resistências a medidas de ajuste fiscal e à desvinculação de receitas da saúde e da educação, a leitura do parecer da PEC ocorrerá na terça-feira, depois de ter sido agendada anteriormente para quinta-feira passada.

"O governo age para evitar novas desidratações e, no limite, para que senadores não decidam votar apenas a parte que permite a implementação do benefício, sem as contrapartidas fiscais", escreveu a XP sobre o andamendo da PEC Emergencial.

O dólar fechou a última sessão em alta de 1,67%, a 5,6017 reais na venda, encerrando o mês de fevereiro com salto de 2,25%.

O Banco Central anunciou para este pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e outubro de 2021.

Na sexta-feira, diante da disparada da divisa norte-americana a autarquia marcou presença no mercado de câmbio doméstico com dois leilões de moeda à vista, vendendo um total de 1,545 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário