Decisão da China de não definir meta de 5 anos aumenta flexibilidade da política monetária, diz autoridade

Publicado em 08/03/2021 08:56

LOGO REUTERS

A decisão da China de não definir uma meta de crescimento econômico para seu novo plano quinquenal dará às autoridades mais espaço para contabilizar as incertezas e responder a mudanças, disse um alto funcionário do planejamento estatal nesta segunda-feira.

Em seu plano econômico de 2021-2025, entregue à legislatura do país na sexta-feira, a China não incluiu nenhuma meta de crescimento anual médio, ao contrário do plano quinquenal anterior, emitido em 2016.

No entanto, a China prometeu manter o crescimento em uma faixa "razoável" ao longo do período de cinco anos e estabeleceu uma meta para o Produto Interno Bruto anual acima de 6% para o ano atual, depois de ter abandonado a meta para 2020 no ano passado em meio às incertezas globais causadas pela pandemia.

Hu Zucai, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse nesta segunda-feira que prever o crescimento para um período anual dependente das circunstâncias seria mais fácil do que estabelecer metas para um período de cinco anos.

"Ao não definirmos uma meta de crescimento específica e quantitativa (para cinco anos), seremos mais proativos, ativos e ficaremos à vontade para lidar com todos os tipos de riscos, o que contribui para aumentar a flexibilidade de nosso desenvolvimento", disse Hu a uma coletiva de imprensa durante a reunião anual do Parlamento chinês.

Ele acrescentou que isso também ajudará a orientar as agências a se concentrarem na melhoria da qualidade da eficiência do crescimento, em vez de apenas no crescimento numérico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário