Petrobras recebe 6 indicações do governo ao conselho para encaminhar troca de CEO

Publicado em 08/03/2021 11:37

LOGO REUTERS

A Petrobras informou nesta segunda-feira que recebeu ofícios do governo com seis indicações a cargos no conselho da empresa, incluindo nomes com experiência no setor de petróleo e gás, em movimento que abre caminho para a substituição do presidente-executivo da companhia após polêmica relacionada aos preços dos combustíveis.

Os nomes serão apreciados em assembleia geral extraordinária de acionistas, que ainda não tem dada marcada, segundo a empresa.

As indicações vêm depois que cinco membros do colegiado da estatal anunciaram na semana passada que não desejariam continuar em seus postos. Além desses, o atual presidente-executivo Roberto Castello Branco, também é conselheiro e deixará o colegiado --ele tem mandato até 20 de março.

A saída dos conselheiros veio na sequência da indicação pelo governo Jair Bolsonaro de um novo presidente para a companhia, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, que deverá ter o nome apreciado pelos conselheiros, de acordo com as regras de governança da companhia.

A Petrobras disse que os ofícios indicaram a recondução do atual presidente do conselho, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e de Ruy Flaks Schneider, ambos oficiais da reserva da Marinha.

O governo ainda indicou como novidades no conselho o próprio Joaquim Silva e Luna, além de Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, esta última indicada pelo Ministério da Economia.

A União ainda pode realizar mais duas indicações de membros ao conselho de administração da companhia, acrescentou a Petrobras no comunicado.

Na semana passada, a Petrobras havia informado a renúncia de João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, todos indicados pelo governo para as cadeiras no conselho, além de Leonardo Pietro Antonelli, membro eleito por acionistas minoritários.

Analistas do Credit Suisse disseram em nota a clientes que viram como "positiva" a lista de apontados pelo governo.

"Houve três novos nomes, todos com experiência na indústria de óleo e gás e setor privado. Outros três nomes, todos ligados aos militares, já eram conhecidos", escreveram.

No total, o colegiado de conselheiros da Petrobras conta com 11 membros, sendo sete deles indicados pelo acionista controlador. Três são representantes dos minoritários e um representa os funcionários, de acordo com informações do site da empresa.

O conselho da Petrobras aprovou no final de fevereiro a realização de uma assembleia extraordinária de acionistas para destituição de Castello Branco e nomeação de Luna como novo CEO, após pedido do Ministério de Minas e Energia.

Ainda não há data para essa assembleia, segundo a estatal. Na ocasião também devem ser eleitos os novos conselheiros e o presidente do colegiado.

O estatuto da Petrobras define que o presidente da companhia deve ser escolhido pelo conselho dentre os seus membros.

NOMES

Dentre os novos conselheiros indicados pelo governo, Joaquim Silva e Luna é ex-ministro da Defesa e doutor em ciências militares. Ele atuava como diretor-geral brasileiro na hidrelétrica binacional de Itaipu quando foi indicado por Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras após a saída de Castello Branco.

Ruy Schneider é engenheiro industrial mecânico e de produção, além de oficial de reserva da Marinha. Ele é atualmente presidente do conselho de administração da Eletrobras e já foi executivo e conselheiro de diversas empresas.

O conselheiro Marcio Weber é engenheiro civil com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras, onde trabalhou por 16 anos a partir de 1976. Atualmente presta assessoria ao grupo PMI.

Murilo Marroquim de Souza é formado em geologia e mestre em geofísica, com 47 anos de experiência no setor de petróleo. Foi CEO da Devon Energy do Brasil e desde 2011 é chefe de uma consultoria focada na indústria de energia.

Já a indicada pelo ministério da Economia, Sonia Julia Vilallobos, é mestre em administração da empresas e especialista em finanças, com mais de 30 anos de experiência no mercado de ações. Ela já foi conselheira da Petrobras entre 2018 e 2020, eleita por acionistas detentores de ações preferenciais.

(Por Luciano Costa, com reportagem adicional de Paula Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário