Ibovespa hesita em dia de vencimento de opções sobre ações; semana inclui Copom e Fed

Publicado em 15/03/2021 11:31

LOGO REUTERS

A bolsa paulista hesitava nesta segunda-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações e sem viés claro no exterior, antes de eventos relevantes na semana, incluindo reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Às 11:15, o Ibovespa subia 0,06%, a 114.229,53 pontos. O volume financeiro somava 7 bilhões de reais, influenciado pelo exercício de opções, que se encerra às 13h.

Em Brasília, o Congresso Nacional promulgou a PEC Emergencial, que traz gatilhos para contenção de despesas em caso de crise fiscal e abre caminho para a concessão de auxílio financeiro a vulneráveis atingidos pela pandemia.

Na visão da XP Investimentos, "virada essa página", as atenções devem se concentrar na velocidade e ambiente para avanço do restante da agenda de medidas emergenciais, além da agenda setorial, bem como as reformas mais amplas.

Também no radar doméstico está a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na quarta-feira, em meio a expectativa de elevação da taxa básica de juros pela primeira vez desde julho de 2015. (https://bit.ly/3trHMtz)

Economistas da Genial Investimentos preveem alta para 2,5% ao ano, de 2% atualmente, citando deterioração do balanço de riscos, incluindo elevação das expectativas de inflação. Para o final do ano, veem a Selic a 4%.

Mais cedo, o BC também mostrou que o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,04% em janeiro na comparação com o mês anterior, bem acima das expectativas.

Wall Street mostrava variações contidas após a melhor semana em seis, com os investidores se preparando para a reunião do Federal Reserve esta semana em meio à cautela sobre o aumento dos custos de empréstimos diante de forte estímulo fiscal.

A partir desta segunda-feira, em razão do começo do horário de verão nos Estados Unidos, o mercado à vista de ações brasileiro terá o fechamento adiantado em 1h, para 17h.

DESTAQUES

- AZUL PN e GOL PN avançavam 4,2% e 3,6%, respectivamente, tendo de pano de fundo que a economia do Brasil iniciou 2021 com ganhos bem acima do esperado em janeiro, segundo o IBC-Br, embora há desafios à frente por causa da pandemia.

- B2W ON subia 3,5%, em sessão de recuperação, após figurar entre os piores desempenhos do Ibovespa nas duas primeiras semanas do mês. No setor, MAGAZINE LUIZA ON valorizava-se 0,5% e VIA VAREJO ON ganhava 2,5%.

- COPEL PNB valorizava-se 2,4%, ainda tendo no radar reforma do estatuto social, que abre espaço para redução da participação do governo paranaense na elétrica, bem como prevê desdobramento de ações e programa de units.

- PETROBRAS PN oscila ao redor da estabilidade, em sessão com declínio dos preços do petróleo no exterior. PETROBRAS ON subia 0,1%.

- BRADESCO PN subia 0,2%, com bancos sem um sinal único no Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN quase estável, mas BANCO DO BRASIL e SANTANDER BRASIL UNIT cedendo 0,8% cada.

- VALE ON recuava 1,3%, com os futuros do minério de ferro na China chegando a cair mais de 6% nesta segunda-feira, após Tangshan se comprometer com cortes de emissões de 50% durante o período de maior poluição.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário