Ibovespa hesita com mercado à espera de Fed e Copom

Publicado em 17/03/2021 11:24

LOGO REUTERS

Por Paula Arend laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa refletia certa hesitação nesta "super quarta-feira", enquanto agentes financeiros aguardam decisões de política monetária do Federal Reserve nos Estados Unidos e do Banco Central brasileiro.

Às 11:14, o Ibovespa subia 0,05%, a 114.079,90 pontos. O volume financeiro era de 5,7 bilhões de reais.

No caso do Fed, que anuncia decisão às 15h (horário de Brasília), a Guide Investimentos destacou que os olhos estão no comunicado, onde investidores buscarão identificar mudanças no tom quanto à postura do BC norte-americano.

Em relação ao Comitê de Política Monetária (Copom), no Brasil, a expectativa é de divulgação após o fechamento da bolsa da primeira alta da Selic em quase seis anos, com um acréscimo de 0,5 ponto percentual sobre os atuais 2% ao ano.

O comunicado, segundo o Credit Suisse, pode esclarecer o quão deteriorado o BC considera o balanço de riscos para a inflação, se ainda vê os choques inflacionários como temporários, e se os a taxa de juros deve ser normalizada, mas apenas parcialmente.

Os economistas do banco Solange Srour e Lucas Vilela estimam que a Selic será elevada em 2,50 pontos neste ciclo, para 4,5% ao ano em 2021, com cinco subidas consecutivas de 0,5 ponto em cada uma das restantes reuniões do ano.

 

DESTAQUES

- COSAN ON subia 3,4%, endossada por relatório do BTG Pactual, reiterando recomendação de "compra" e elevando o preço-alvo para 130 reais.

- PETROBRAS PN valorizava-se 2%, mesmo com a queda do petróleo no exterior. O Comitê de Pessoas da companhia aprovou na terça-feira o nome do general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o comando da companhia e vaga no conselho.

- GOL PN valorizava-se 2%, também tendo resultado trimestral no radar, mais especificamente na quinta-feira. O Credit Suisse espera melhora sequencial, embora a nova onda da pandemia possa pesar nos números do primeiro trimestre. AZUL PN avançava 1,9%.

- MAGAZINE LUIZA ON cedia 2,65%, entre as maiores quedas do Ibovespa, com o setor como um todo no vermelho, com VIA VAREJO ON perdendo 1,7% e B2W ON caindo 1,3%. Em Nova York, MERCADO LIVRE mostrava declínio de 2,7%.

- NOTRE DAME INTERMÉDICA ON recuava 0,9%, mesmo com alta de mais de 20% receita líquida nos últimos três meses de 2020, uma vez que o resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado cresceu 6,1% e margens recuaram.

- YDUQS ON caía 0,9%, antes da divulgação do balanço do quarto trimestre, previsto para após o fechamento do mercado. No setor, COGNA ON cedia 0,5%.

- VALE ON registrava acréscimo de 0,6%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo no azul, na esteira da alta dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,7% e BRADESCO PN subia 0,5%, também ajudando a atenuar a pressão de baixa no Ibovespa.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário