Embrapa abre oportunidade de parceria com laboratórios para ampliar o mercado da tecnologia BioAS

Publicado em 22/03/2021 17:37

Laboratórios que tenham interesse em se tornar parceiros da Embrapa Cerrados devem ficar atentos. Está aberto o prazo para que empresas e organizações em geral cuja atividade contemple a prestação de serviços de rotina de análises laboratoriais para fins agronômicos e/ou ambientais se candidatem a ingressar na Rede Embrapa BioAS. As inscrições seguem até o dia 05 de abril e deverão ser feitas conforme as orientações expressas no Convite Público nº 01/2021 disponível em www.embrapa.br/cerrados/licitacoes. 

A instituição cuja inscrição for homologada assinará um acordo de confidencialidade para que possa continuar participando do processo. A habilitação prevê treinamento teórico e prático a distância. “Diante da grande demanda e da pandemia, trabalhamos em uma nova formatação do curso, no estilo ensino a distância (EaD) para melhor atender todos os interessados. O sucesso dessa nova tecnologia depende muito dos laboratórios comerciais, por isso a Embrapa considera fundamental capacitá-los com excelência”, afirmou a pesquisadora da Embrapa, Ieda Mendes.

Em paralelo às etapas de capacitação técnica dos laboratórios, há ainda um processo de interação que visa à habilitação em termos dos fundamentos do negócio e estabelecimento dos contratos. “Estamos implementando a segunda fase do Modelo de Negócios e Parcerias da Tecnologia BioAS. Na fase piloto, iniciada comercialmente a partir de 23 de julho do ano passado, um grupo de oito empresas participaram do processo, etapa que foi fundamental para a estruturação da operação técnica e negocial da exploração da tecnologia. Nesta segunda fase, o escalonamento da Tecnologia BioAS será com base na ampliação da Rede Embrapa BioAS e na sua conversão de uma rede comercial para uma grande rede de inovação, estruturada para operar em termos comerciais e de desenvolvimento tecnológico”, explicou Chang Wilches, coordenador de Suporte à Inovação da Embrapa Cerrados.

Para o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, a Tecnologia BioAS é um importante vetor de orientação à produtividade aliada à sustentabilidade de sistemas agroprodutivos. “Isso ocorre porque a tecnologia associa a mensuração da atividade biológica de solos com informações químicas e físicas, parametrizadas por localizações geográficas. Além disso, o modelo de inovação serve como referência essencial para outras operações envolvendo novas tecnologias geradas no âmbito da Embrapa Cerrados”.

A entrada em operação dos novos laboratórios junto à Rede Embrapa BioAS deve ocorrer em agosto. Atualmente, já fazem parte da rede oito laboratórios de cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. “Essa tecnologia é a ferramenta que faltava para fechar o ciclo de diagnóstico”, afirmou Renato Alves Filho, responsável técnico e diretor nacional do Laboratório Solos & Plantas, de Sorriso (MT). Segundo ele, com a capacitação recebida pela Embrapa, foi possível reproduzir no laboratório da empresa o método com valores precisos. 

A tecnologia - a tecnologia de bioanálise foi desenvolvida pela Embrapa e agrega o componente biológico às análises de rotina de solos. Consiste na análise de duas enzimas (beta-glicosidase e arilsulfatase) que estão relacionadas ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo. Elas estão associadas, respectivamente, aos ciclos do carbono e do enxofre e funcionam como bioindicadores da saúde do solo. Quantidades elevadas desses bioindicadores indicam sistemas de produção ou práticas de manejo do solo adequadas e sustentáveis. Por outro lado, valores baixos servem de alerta para o agricultor reavaliar o sistema de produção e adotar boas práticas de manejo.

Uma das principais vantagens da tecnologia, segundo os especialistas, é justamente antecipar mudanças, positivas ou negativas, que estejam ocorrendo na matéria orgânica do solo em função do manejo adotado na propriedade. Isso ocorre, de acordo com a pesquisadora, porque os bioindicadores são mais sensíveis que os indicadores químicos e físicos. Além disso, as alterações nas comunidades microbianas podem ser detectadas com mais rapidez. “A bioanálise é como se fosse um exame de sangue do solo que nos permite antecipar problemas de saúde que até então eram assintomáticos”, explica a pesquisadora Ieda Mendes.

Laboratórios habilitados - a Tecnologia BioAS, que envolve a bioanálise básica e a completa, está disponível para o agricultor brasileiro desde 23 de julho de 2020. Os laboratórios que participam da rede se conectam aos servidores da Embrapa por meio de um sistema denominado Módulo de Interpretação da Qualidade do Solo, que envolve inclusive o cálculo de índices de Qualidade de Solo (IQS). Os IQS são calculados com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFertbio) e separadamente (IQSBiológico e IQSQuímico). O cálculo do IQSBiológico representa a BioAS básica, onde também é fornecida a função de ciclagem de nutrientes do solo. A BioAS completa é expressa pelo IQSBiológico, o IQSQuímico e o IQSFertBio, além das funções de ciclagem, suprimento e armazenamento de nutrientes do solo.

Os parâmetros de referência e tabelas de indicadores envolvidos na Tecnologia BioAS são atualizados sistematicamente, com base na rede de experimentos da Embrapa de calibração e desenvolvimento dessa tecnologia. Com isso, os clientes dos laboratórios sempre terão laudos contendo resultados com interpretação atualizada pela Embrapa, safra a safra. A tecnologia está disponível prontamente para solos de Cerrado, especificamente para culturas anuais (grãos e fibras), sendo que novas áreas/biomas, bem como culturas, serão contemplados progressivamente. Considerando as culturas anuais citadas, há previsão de lançamento da oferta da Tecnologia BioAS para os solos do Estado do Paraná para o segundo trimestre de 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Cerrados

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário