Bolsonaro e Lula têm empate técnico na disputa presidencial, com petista numericamente à frente, diz XP/Ipespe
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em empate técnico na disputa ao Palácio do Planalto de 2022, com o petista numericamente à frente, segundo a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira.
Em pesquisa estimulada, Lula tem agora 29% de intenções de voto contra 28% de Bolsonaro --na sondagem anterior o petista tinha 25% e o presidente, 27%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
O ex-juiz Sergio Moro e o ex-governador Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada.
Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% --na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. Em outros cenários testados, conforme o instituto, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Sergio Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%.
Lula foi beneficiado por recentes decisões do STF. Primeiro, a corte anulou condenações em processos contra o petista que corriam na Justiça Federal de Curitiba, onde estava o principal braço da operação Lava Jato. Depois, por considerar Sergio Moro parcial, o tribunal anulou também todo o processo do tríplex do Guarujá, pelo qual o ex-presidente foi posteriormente preso.
As decisões permitiram que o petista volte a ter direitos políticos e concorrer a um terceiro mandato presidencial.
A pesquisa XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março.
1 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Aloísio Brito Unaí - MG
Eu já disse, país com 90% da população analfabeta, o destino é só um: ... serem escravos da elite pública e política desse País.
Nos deveriamos copiar tudo aquilo que a China tem de bom----Tem presidios que sao fabricas com a mao de obra mais barata do mundo----Todo ladraonzinho pega 5 anos de trabalhos forçados---Garanto que melhoraria muito