Dólar abandona queda e fecha em alta com renovados temores sobre teto de gastos

Publicado em 12/04/2021 18:57

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar começou a semana em firme alta, fechando acima de 5,70 reais nesta segunda-feira e deixando a moeda brasileira na pior posição global. Mais um vez o mercado repercutiu boatos do lado fiscal, com temores de que pressões de todas as frentes acabem por provocar o rompimento do teto de gastos, o que ampliaria severamente as incertezas sobre a sustentabilidade fiscal.

Investidores repercutiram mal notícias de que o governo discute a criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tenha sob seu guarda-chuva gastos extraordinários como medidas de apoio a emprego e despesas da Saúde. Segundo relatos, a ideia teria vindo do Ministério da Economia e seria uma forma de liberar espaço para emendas parlamentares que podem ser vetadas do texto do Orçamento.

Para uma fonte de mercado, isso deixa claro que o ministro Paulo Guedes ainda não tem à mão uma solução definida para a confusão do Orçamento, já que, aparentemente, não conseguiu cortar as emendas dos deputados, nem contingenciar.

A notícia circulou as mesas de operação e, em seguida, ainda segundo relatos de operadores, teria atraído comentários de fonte próxima ao ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, de que a proposta de Guedes fura o teto de gastos.

Marinho sempre aparece como um dos nomes cotados para uma eventual substituição de Guedes na pasta da Economia. Guedes, inclusive, recentemente voltou a falar de "ministro fura-teto" --o que, para o mercado, é uma referência a Marinho, visto como integrante da ala pró-gastos públicos para movimentar a atividade econômica.

No fim do pregão no mercado à vista, o dólar à vista subiu 0,90% nesta segunda-feira, a 5,7258 reais na venda.

A moeda até iniciou o dia em queda, indo a uma mínima de 5,631 reais (-0,77%) pela manhã, mas fluxos pontuais puxaram a cotação para cima. O movimento foi consolidado, e de forma brusca, na parte da tarde, quando a divisa bateu 5,7432 reais (+1,21%).

Gestoras de recursos voltaram a destacar em cartas mensais a gravidade da situação fiscal brasileira.

A Verde Asset, do famoso gestor Luis Stuhlberger, avaliou que o mercado não percebe compromisso fiscal por parte das lideranças políticas e que isso, junto com o componente eleitoral de 2022, resulta numa demanda por prêmio de risco como há muito não se vê no mercado.

"Temos sido parcimoniosos e pacientes ao implementar posições nesse mercado, pois não parece que teremos uma resolução tão cedo", alertou a Verde no documento.

Para o Itaú Unibanco, há risco "não desprezível" de flexibilização adicional do regime fiscal da regra.

"Tal cenário impactaria a já frágil sustentabilidade fiscal brasileira, aumentando o prêmio de risco doméstico, com efeitos negativos sobre juros, câmbio e atividade econômica em 2021 e, predominantemente, em 2022", disse a equipe econômica do Itaú, chefiada por Mário Mesquita, em revisão mensal de cenário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário