América Latina deve manter política fiscal expansionista, diz Cepal

Publicado em 21/04/2021 14:27

LOGO REUTERS

SANTIAGO (Reuters) - A América Latina e o Caribe deveriam manter políticas fiscais e monetárias expansionistas para fazer frente ao impacto causado pela Covid-19, em meio à fragilidade mostrada pela recuperação econômica, afirmou nesta quarta-feira relatório da Cepal.

No documento, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), destacou que os esforços fiscais anunciados em 2020 representaram em média 4,6% do PIB dos países da região.

Os esforços foram direcionados ao fortalecimento dos sistemas públicos de saúde, apoio às famílias e proteção da estrutura produtiva.

"Junto com a persistência da pandemia e a dinâmica da vacinação, a capacidade de manter políticas fiscais e monetárias expansionistas gera maiores incertezas em relação ao crescimento econômico", disse a Cepal.

A agência estimou que a recuperação do PIB para níveis anterioes ao início da pandemia não será alcançada antes de 2023 na maioria dos países da região.

A Cepal também considerou que os gastos fiscais devem servir não apenas para apoiar a demanda interna, mas também para promover o investimento intensivo em empregos, a transformação produtiva, bem como fortalecer e universalizar os sistemas de proteção social.

A expansão dos gastos públicos e a queda na arrecadação de impostos produziram aumentos significativos nos déficits fiscais e nos níveis de dívida na região, disse o relatório.

"A América Latina e Caribe é uma das regiões mais endividadas e com o maior serviço da dívida externa em relação às exportações de bens e serviços, que é de 57%", disse.

A Cepal chegou a levantar a necessidade de expandir e redistribuir a liquidez dos países desenvolvidos para os em desenvolvimento.

O relatório também explica as experiências de vários países que impuseram impostos sobre a riqueza, muitos dos quais foram revogados principalmente devido aos seus custos de eficiência e aos riscos de fuga de capitais.

(Reportagem de Fabián Andrés Cambero)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário