Incêndio após explosão de tanque de oxigênio em hospital mata 82 pessoas no Iraque

BAGDÁ (Reuters) - Um incêndio causado pela explosão de um tanque de oxigênio em um hospital que trata pacientes com Covid-19 em Bagdá, no Iraque, matou pelo menos 82 pessoas e obrigou algumas a pularem do prédio em chamas pelas janelas, disseram testemunhas e autoridades neste domingo.
Enquanto as equipes de resgate vasculhavam o prédio carbonizado, o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi culpou a negligência e suspendeu seu ministro da Saúde, Hassan al-Tamimi. Será realizado um inquérito sobre o incêndio, ocorrido no sábado, no hospital Ibn Khatib.
Cerca de 110 pessoas também ficaram feridas, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Khalid al-Muhanna. A maioria dos mortos e feridos eram pacientes.
Já dizimado pela guerra e por sanções econômicas, o sistema de saúde do Iraque tem encontrado dificuldades para lidar com a crise do coronavírus, que matou 15.257 pessoas e infectou mais de 1 milhão.
As forças de segurança isolaram o hospital, que fica na área da ponte Diyala na capital iraquiana, onde destroços carbonizados e vidros estilhaçados se espalharam pelo chão.
Conforme as chamas se espalhavam no sábado, parentes dos pacientes lutavam para salvar seus entes queridos, com alguns conseguindo tirá-los do perigo.
“Levei meu irmão para a rua. Depois voltei e subi até o último andar, que não estava pegando fogo. Encontrei uma menina sufocando, tinha cerca de 19 anos... ela estava prestes a morrer”, disse Ahmed Zaki disse à Reuters.
"Peguei ela nos ombros e desci correndo... Os médicos pulavam em direção aos seus carros. Muita gente pulou. E continuei subindo dali, peguei algumas pessoas e desci de novo."
Explosão atinge fábrica de envase de oxigênio em Fortaleza

SÃO PAULO (Reuters) - Uma planta industrial dedicada ao enchimento de cilindros de oxigênio em Fortaleza (CE) sofreu uma explosão neste sábado que deixou quatro feridos, informou a empresa em nota.
A fabricante White Martins, proprietária da unidade, disse em nota que a produção de oxigênio na região não foi afetada, pois o local é destinado apenas ao enchimento de cilindros.
"A produção de oxigênio líquido no Estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros", afirmou a empresa na nota.
Segundo a empresa, os feridos foram levados a um hospital e apresentavam quadro estável.
A explosão ocorreu no momento em que hospitais no país têm registrado escassez de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi