Produção alemã recua no 1° tri com lockdowns reduzindo consumo

Publicado em 30/04/2021 07:46

LOGO REUTERS

 A economia alemã recuou 1,7% no primeiro trimestre, taxa maior do que a expectativa, uma vez que um lockdown em vigor desde novembro para conter a disseminação do coronavírus sufocou o consumo privado na maior economia da Europa, mostraram dados nesta sexta-feira.

"A crise do coronavírus causou outro declínio no desempenho econômico no início de 2021", disse o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha. "Isso afetou o consumo das famílias em particular, enquanto as exportações de bens sustentaram a economia."

Uma pesquisa da Reuters havia apontado para uma contração de 1,5% no primeiro trimestre.

A economia havia avançado 0,5% em dado revisado para cima nos últimos três meses do ano passado, depois que a forte demanda da China e dos Estados Unidos por produtos alemães ajudou o setor manufatureiro a compensar os obstáculos representados pelo consumo moderado.

Economistas disseram que as expectativas não se materializaram nos primeiros três meses deste ano porque o setor manufatureiro está enfrentando seus próprios desafios em meio a problemas na capacidade de produção e uma escassez de chips que afeta o setor automotivo.

"Até agora, a indústria havia compensado as perdas no setor de serviços", escreveu Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank Group, em nota. "Não é mais o caso. A indústria sofreu e está sofrendo com a falta de material."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário