Yellen diz que juros nos EUA podem precisar subir modestamente

Por Ann Saphir e Dan Burns
(Reuters) - As taxas de juros nos Estados Unidos podem precisar aumentar para evitar um superaquecimento da economia, à medida que mais programas de investimento econômico propostos pelo presidente dos EUA, Joe Biden, entrarem em operação, sugeriu a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, em comentários divulgados nesta terça-feira.
"Pode ser que as taxas de juros tenham que subir um pouco para garantir que nossa economia não superaqueça, mesmo que os gastos adicionais sejam relativamente pequenos em relação ao tamanho da economia", disse ela em comentários gravados para um evento virtual organizado pelo The Atlantic.
"Isso poderia levar a alguns aumentos muito modestos nas taxas de juros para se conseguir essa realocação, mas esses são investimentos de que nossa economia precisa para ser competitiva e produtiva (e) eu acho que nossa economia vai crescer mais rapidamente por causa deles."
De modo geral, os programas, que incluem gastos crescentes em infraestrutura, creches e educação, farão uma "grande diferença" na desigualdade, disse Yellen.
Os republicanos têm criticado a ideia de aumentos de impostos que Biden espera usar para financiar suas propostas.
0 comentário
Irã rejeita participar de 2ª rodada de negociações no Paquistão por ‘exigências excessivas’ dos EUA
Cessar-fogo fica em risco após EUA apreenderem navio iraniano
Ibovespa destoa do exterior e recua pressionado por Petrobras
Dólar fecha em R$4,9836, no menor valor do ano, após Irã reabrir Estreito de Ormuz
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes