FAO: Insegurança alimentar aguda sobe para o máximo de cinco anos, alerta Relatório Global sobre Crise Alimentar

Publicado em 05/05/2021 08:38

O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda e precisam de assistência urgente para salvar vidas e meios de subsistência atingiu o máximo de cinco anos em 2020 em países assolados por crises alimentares, um relatório anual lançado hoje pela Rede Global Contra as Crises Alimentares (GNAFC) - uma aliança internacional da ONU, a UE, agências governamentais e não governamentais que trabalham juntas para enfrentar as crises alimentares - descobriu.

O forte alerta do Relatório Global sobre Crises Alimentares de 2021 revela que os conflitos ou choques econômicos que costumam estar relacionados ao COVID-19 junto com condições climáticas extremas continuam a empurrar milhões de pessoas para uma situação de insegurança alimentar aguda.

Principais conclusões do relatório:

O relatório da Global Network Against Food Crises revela que pelo menos 155 milhões de pessoas experimentaram insegurança alimentar aguda em níveis de crise ou piores (IPC / CH Fase 3-5) em 55 países / territórios em 2020 - um aumento de cerca de 20 milhões de pessoas em relação ao anterior ano, e levanta um forte alerta sobre uma tendência preocupante: a insegurança alimentar aguda manteve seu aumento implacável desde 2017 - a primeira edição do relatório.

Destas, cerca de 133.000 pessoas foram classificadas na fase mais grave de insegurança alimentar aguda em 2020 - Catástrofe (IPC / CH Fase 5) - em Burkina Faso, Sudão do Sul e Iêmen, onde uma ação urgente foi necessária para evitar uma morte generalizada e um colapso de meios de subsistência.

Pelo menos outros 28 milhões de pessoas enfrentaram o nível de insegurança alimentar aguda de Emergência (IPC / CH Fase 4) em 2020 - o que significa que estavam a um passo da fome - em 38 países / territórios onde uma ação urgente salvou vidas e meios de subsistência e evitou o alastramento da fome.

Trinta e nove (39) países / territórios experimentaram crises alimentares durante os cinco anos em que o GNAFC publicou seu relatório anual; nesses países / territórios, a população afetada por altos níveis de insegurança alimentar aguda (IPC / CH Fase 3-5) aumentou de 94 para 147 milhões de pessoas entre 2016 e 2020.

Além disso, nos 55 países / territórios em crise alimentar cobertos pelo relatório, mais de 75 milhões de crianças menores de cinco anos tiveram atraso de crescimento (muito baixo) e mais de 15 milhões foram desperdiçados (muito magro) em 2020.

Os países da África permaneceram desproporcionalmente afetados pela insegurança alimentar aguda. Quase 98 milhões de pessoas que enfrentavam insegurança alimentar aguda em 2020 - ou dois em cada três - estavam no continente africano. Mas outras partes do mundo também não foram poupadas, com países como Iêmen, Afeganistão, Síria e Haiti entre as dez piores crises alimentares do ano passado.   

Os principais fatores por trás do aumento da insegurança alimentar aguda em 2020 foram:

- conflito (principal fator que leva quase 100 milhões de pessoas à insegurança alimentar aguda, contra 77 milhões em 2019);

- choques econômicos - muitas vezes devido ao COVID-19 - substituíram os eventos climáticos como o segundo fator de insegurança alimentar aguda, tanto em termos de número de pessoas quanto de países afetados (mais de 40 milhões de pessoas em 17 países / territórios, de 24 milhões para 8 países em 2019 ); 

- e,extremos climáticos (mais de 15 milhões de pessoas, contra 34 milhões).

Embora o conflito continue a ser o principal impulsionador das crises alimentares em 2021, o COVID-19 e as medidas de contenção relacionadas e os extremos climáticos continuarão a exacerbar a insegurança alimentar aguda em economias frágeis.

Declaração da Global Network Against Food Crises:

"Um ano após a declaração da pandemia COVID-19, as perspectivas para 2021 e além são sombrias. Conflitos, restrições relacionadas à pandemia que alimentam dificuldades econômicas e a ameaça persistente de condições climáticas adversas provavelmente continuarão causando crises alimentares", disse o Union (UE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) - membros fundadores da Rede Global - juntamente com a USAID em um comunicado conjunto divulgado com o relatório. 

"A pandemia COVID-19 revelou a fragilidade do sistema alimentar global e a necessidade de sistemas mais equitativos, sustentáveis ​​e resilientes para alimentar de forma nutritiva e consistente 8,5 bilhões de pessoas até 2030. Uma transformação radical de nossos sistemas agroalimentares é necessária para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "

"A natureza prolongada da maioria das crises alimentares mostra que as tendências ambientais, sociais e econômicas de longo prazo, agravadas por conflitos e insegurança crescentes, estão erodindo a resiliência dos sistemas agroalimentares. Se as tendências atuais não forem revertidas, as crises alimentares aumentarão em frequência e gravidade "

Para enfrentar esses desafios, a Rede Global intensificará os esforços para promover sistemas agroalimentares resilientes que sejam social, ambiental e economicamente sustentáveis, e apoiará grandes eventos este ano, como a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, a Convenção sobre Biodiversidade, a Cúpula do G20 , a Conferência sobre Mudança Climática e a Cúpula Nutrição para o Crescimento. Também cooperará com a iniciativa do G7 para evitar a fome.

A Rede Global enfatiza a necessidade de agir com urgência e decisão, e apela para que a comunidade internacional se mobilize contra a fome.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU:

"O conflito e a fome se reforçam mutuamente. Precisamos combater a fome e o conflito juntos para resolvê-los ... Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para acabar com este ciclo vicioso. Combater a fome é a base para a estabilidade e a paz", disse António Guterres, Secretário -Geral das Nações Unidas, no prefácio do relatório.

Em março de 2021, Guterres estabeleceu uma Força-Tarefa de Alto Nível sobre a Prevenção da Fome , liderada pelo Subsecretário-Geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência, Mark Lowcock, junto com a FAO e o PMA e com o apoio do OCHA e outras agências da ONU bem como ONGs parceiras. A Força-Tarefa visa trazer atenção coordenada de alto nível para a prevenção da fome e mobilizar apoio para os países mais afetados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FAO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário