Criação de vagas de trabalho nos EUA fica bem abaixo da expectativa em abril

Publicado em 07/05/2021 10:37

LOGO REUTERS

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - Os empregadores dos Estados Unidos contrataram muito menos trabalhadores do que o esperado em abril, provavelmente frustrados com a escassez de mão de obra, ficando agora em dificuldades para atender à alta da demanda em meio à melhora da saúde pública e à forte ajuda financeira do governo.

A economia dos EUA criou apenas 266 mil vagas de trabalho no mês passado depois de abrir 770 mil em março, disse o Departamento de Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 978 mil postos de trabalho.

O relatório de emprego, o primeiro desde o pacote de resgate da Casa Branca de 1,9 trilhão de dólares ter sido aprovado em março, provavelmente fará pouco para mudar as expectativas de que a economia entrou no segundo trimestre com ímpeto e caminha para seu melhor desempenho em quase quatro décadas este ano.

Doze meses atrás, a economia norte-americana eliminou um recorde de 20,679 milhões de empregos ao enfrentar o fechamento obrigatório de empresas não essenciais para desacelerar a primeira onda de infecções por coronavírus.

Norte-americanos com mais de 16 anos já estão elegíveis para se vacinar contra a Covid-19, o que levou estados como Nova York, Nova Jersey e Connecticut a suspender a maioria de suas restrições de capacidade dentro das empresas.

Mas a explosão resultante na demanda, que contribuiu para o ritmo de crescimento anualizado de 6,4% da economia no primeiro trimestre, o segundo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2003, provocou escassez de mão de obra e matérias-primas.

Das indústrias aos restaurantes, empregadores estão lutando para conseguir trabalhadores. Uma série de fatores, incluindo pais que ainda estão em casa cuidando dos filhos, aposentadorias relacionadas ao coronavírus e cheques generosos de auxílio-desemprego, são responsáveis ​​pela escassez de mão de obra. O ritmo moderado de contratação pode durar pelo menos até setembro, quando os benefícios de auxílio-desemprego acabarem.

O mercado de trabalho continua sustentado por uma política fiscal e monetária muito acomodatícia. O presidente norte-americano, Joe Biden, planeja investir mais 4 trilhões de dólares em educação e creches, famílias de baixa e média rendas, infraestrutura e empregos. O Federal Reserve sinalizou que pretende deixar sua taxa básica de juros próxima de zero e continuar a injetar dinheiro na economia por meio da compra de títulos por algum tempo.

A taxa de desemprego subiu a 6,1% em abril de 6,0% em março. A taxa tem sido subestimada por pessoas que classificam a si mesmas de forma errada como "empregadas mas ausentes do trabalho". Milhões de norte-americanos continuam fora do trabalho e muitos perderam seus empregos de forma permanente por causa da pandemia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário