Índia só deve retomar exportações de vacinas contra Covid em outubro, dizem fontes

Publicado em 18/05/2021 09:48

LOGO REUTERS

Por Rupam Jain e Neha Arora e Krishna N. Das

NOVA DÉLHI (Reuters) - É improvável que a Índia retome grandes exportações de vacinas contra Covid-19 antes de outubro, uma vez que está direcionando doses para uso no próprio país, disseram três fontes do governo, o que representa um atraso maior do que o esperado que deve piorar a escassez de suprimentos da iniciativa global Covax.

Enfrentando o maior aumento de infecções de coronavírus do mundo atualmente, a Índia deteve as exportações de vacinas um mês atrás depois de doar ou vender mais de 66 milhões de doses. A medida obriga países como Bangladesh, Nepal, Sri Lanka e muitos da África a correrem em busca de suprimentos alternativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que colidera a Covax, pediu na segunda-feira que fabricantes de vacinas de fora da Índia adiantem remessas para o programa devido à carência de fornecimento do país sul-asiático.

As fontes, que pediram anonimato para falar à Reuters por não estarem autorizadas a conversar com a mídia, disseram que agora a campanha de vacinação indiana será priorizada, à medida que a contagem de infecções de coronavírus passa de 25 milhões e seu número diário de mortes atinge uma alta recorde.

"Não temos que comunicar oficialmente todos os países, já que não somos obrigados a fazê-lo", disse uma das fontes sobre a decisão de segurar as exportações. "Isso foi debatido internamente, e se pediu a alguns países que não esperem compromissos de exportações, dada a situação indiana atual".

A fonte não identificou os países informados sobre o atraso.

As duas outras fontes disseram que o momento exato da retomada das exportações pode mudar, dependendo do quão cedo a Índia consegue controlar sua segunda onda de casos, que sobrecarrega o sistema de saúde.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia, que está coordenando e supervisionando as exportações de vacinas, não respondeu a um pedido de comentário sobre a questão.

Um porta-voz do Instituto Serum da Índia, o maior fabricante mundial de vacinas, disse que o foco agora é fornecer vacinas à Índia. Anteriormente, a entidade acreditava poder retomar as remessas ao exterior em junho.

Indagada sobre o prazo de outubro, a coalizão Gavi, que colidera a Covax, disse à Reuters que ao menos 140 milhões das doses que esperava do Instituto Serum até o final de maio agora permanecerão na Índia.

"Como a Índia confronta uma onda realmente terrível da pandemia, a produção de vacina indiana, incluindo as 140 milhões de doses de vacina destinadas inicialmente à Covax, foram direcionadas à proteção de seus próprios cidadãos", disse uma porta-voz da Gavi em um email.

(Reportagem adicional de Sanjeev Miglani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário