China afirma que vai assegurar estabilidade em mercados de ferrosos

Publicado em 18/05/2021 10:09

LOGO REUTERS

O órgão chinês de planejamento estatal disse nesta terça-feira que tomará medidas para estabilizar os mercados de aço e minério de ferro e que espera que a alta de preços no portão das fábricas no país tenha alívio no segundo semestre, com os preços das commodities voltando a ficar mais ligados a fundamentos.

Medidas de estímulos devido à pandemia impulsionaram uma recente alta das commodities, aumentando a lucratividade de companhias no início da cadeia de suprimento, mas afetando negativamente o desempenho de indústrias mais abaixo, disse Jin Xiandong, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em coletiva de imprensa online.

O índice de preços ao produtor (PPI) na China cresceu ao ritmo mais rápido em mais de três anos em abril, guiado por um forte salto nos metais ferrosos, petróleo e outros.

"A alta no PPI pode aumentar mais nos próximos meses, com efeitos dos preços globais e da base de comparação menor há um ano atrás", disse Jin.

Mas o índice deve esfriar no segundo semestre, com os preços das commodities "gradualmente retornando aos fundamentos de oferta e demanda", acrescentou ele.

O órgão estatal disse que tem trabalhado em conjunto com o regulador de mercado para observar os mercados de aço e minério de ferro, nos quais os preços dispararam de 30% a 40% em 2021.

Reguladores em Xangai e no polo siderúrgico de Tangshan alertaram usinas locais na semana passada contra eventuais práticas de manipulação de preços, conluio e outras irregularidades, afirmando que poderiam fechar empresas que estejam desrespeitando regras no mercado.

Para garantir o fornecimento de minério de ferro, principal ingrediente da siderurgia e no qual a China depende fortemente de importações, o órgão de planejamento disse que a China intensificará a exploração de minas domésticas e o desenvolvimento de projetos existentes.

A China também incentiva as empresas a desenvolverem "de forma ativa e prudente" minas de minério de ferro no exterior enquanto expandem os canais de importação, disse Jin.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário