Blue-chips da China registram melhor dia em 11 meses por alívio de temores de inflação

As ações da China tiveram forte alta nesta terça-feira, com o índice de blue-chips registrando o melhor dia em quase 11 meses, uma vez que os temores em torno da inflação doméstica e no exterior diminuíram.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 3,16% e chegou ao nível mais alto desde 8 de março, marcando a melhor sessão desde 6 de julho de 2020. O índice de Xangai teve alta de 2,4%.
Liderando os ganhos, o índice de consumo básico do CSI300 e o do setor financeiro avançaram 4,5% e 3,9% respectivamente.
"O rali do mercado tem sido direcionado principalmente pelo setor financeiro. É uma recuperação para empresas de seguros e títulos após suas perdas este ano", disse Niu Chunbao, presidente da Wanji Asset.
Analistas e operadores também atribuíram os ganhos à redução das preocupações com a inflação e a um iuan mais forte.
A alta nos preços de commodities foi basicamente contida, reduzindo os temores com a inflação e sua transmissão, disse Yan Jinkui, analista da Caida Securities.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,67%, a 28.553 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,75%, a 28.910 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,40%, a 3.581 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 3,16%, a 5.318 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,86%, a 3.171 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,58%, a 16.595 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,72%, a 3.146 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,98%, a 7.115 pontos.
0 comentário
Relatório do Fed menciona aceleração da inflação
Wall Street ronda estabilidade antes de estreia da sul-coreana SK Hynix
Ibovespa avança mais de 2% após IPCA abaixo esperado
Taxas dos DIs caem após IPCA abaixo do esperado em junho
Ibovespa avança na abertura após IPCA abaixo esperado
Autoridades do Fed se preocupam com risco inflacionário e avaliam aumentos nas taxas de juros