CCJ da Câmara aprova admissibilidade da reforma administrativa

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, primeiro passo para o texto que mudará regras no serviço público tramite no Congresso.
Aprovada a admissibilidade, quando os parlamentares avaliam se a proposta cumpre requisitos constitucionais e jurídicos, a PEC segue agora para uma comissão especial que discutirá seu mérito.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elogiou a aprovação da medida no colegiado.
"A CCJ da Câmara estabeleceu hoje mais um marco na agenda de reformas do país, ao aprovar a admissibilidade da reforma administrativa. Agora o texto segue para a Comissão Especial, onde começa a discussão do mérito”, disse ele, no Twitter.
A reforma, inserida em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, na intenção de “conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação do Estado”.
Na última semana, o relator da proposta, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou parecer favorável à admissibilidade da PEC. Na ocasião, recomendou a retirada de trechos da proposta original. Um deles tratava de impedimento aos servidores de cargos típicos de Estado de exercer qualquer atividade remunerada. O outro previa que o presidente da República pudesse extinguir, transformar ou fundir entidades da administração pública autárquica e fundacional.
Posteriormente, recomendou ainda a retirada de item que tratava de novos princípios da administração pública como a imparcialidade, a transparência, a inovação, a responsabilidade, unidade, a coordenação, a boa governança pública e a subsidiariedade.
O relator reconheceu que boa parte das polêmicas envolvem questões de mérito, a serem discutidas na comissão especial.
Mais cedo, no evento BTG Pactual CEO Conference, tanto o presidente da Câmara, quanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defenderam a importância da proposta e destacaram que ela não irá abranger os funcionários que já integram o serviço público.
0 comentário
Israel e Líbano já iniciaram negociações, diz Departamento de Estado dos EUA
Itália coloca todas as principais cidades em alerta máximo conforme onda de calor se intensifica
Republicanos anuncia neutralidade em eleição presidencial e reduz opções de Flávio para vice
Ibovespa sobe com expectativa de desfecho diplomático no Oriente Médio; Marcopolo desaba quase 8%
EUA veem avanços nas negociações sobre Estreito de Ormuz e esperam chegar a acordo em breve, diz Rubio
S&P 500 e Dow atingem máximas recordes com balanços ligados à IA e expectativas de acordo no Oriente Médio