Crescimento da atividade econômica colocará pressão sobre risco hidrológico, reconhece Guedes

Publicado em 02/06/2021 07:33 e atualizado em 02/06/2021 08:22

LOGO REUTERS

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira, após o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, que o crescimento da atividade econômica naturalmente colocará pressão sobre o risco hidrológico que o país vivencia.

"Isso é uma dimensão de (Ministério de) Minas e Energia, eles estão atentos a isso, estão tomando as providências que acham cabíveis. Agora, nós vamos crescer, e isso, naturalmente, vai botar alguma pressão", afirmou Guedes quando questionado sobre uma eventual crise hídrica no país.

De acordo com ele, a atual conjuntura mostra que o país precisa privatizar a Eletrobras.

"O setor elétrico brasileiro está em um imbróglio que foi criado em governos passados. E agora temos também o problema do regime de chuvas, não controlamos isso, é uma variável completamente inesperada."

Autoridades do governo reuniram-se, na tarde desta terça-feira, para discutir uma eventual crise hídrica que tem pressionado o sistema de geração de energia do país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um "gabinete de situação" para monitorar as condições de suprimento.

Na semana passada, o governo emitiu alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados, que se seguiu ainda ao registro das piores chuvas em 91 anos entre setembro e maio, informou o Ministério da Agricultura.

ATIVIDADE ECONÔMICA

Na manhã desta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre frente aos três meses imediatamente anteriores e retomou o patamar pré-pandemia, embora o ritmo de alta tenha perdido força.

"Eu não gosto de parecer otimista, sou sempre muito realista, e quando digo que Brasil está surpreendendo, é porque o grande desafio de transformar uma recuperação cíclica, baseada em consumo, em uma retomada do crescimento sustentável baseada em investimentos, o Brasil parece que vai enfrentar esse desafio, e vai vencer esse desafio", disse Guedes.

Em sua fala, elencou a vacinação em massa, a manutenção da agenda estrutural de reformas do governo e a trajetória da dívida pública como proporção do PIB como fatores que justificam o êxito da atividade econômica no primeiro trimestre deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Essa Reuters é um lixo, distorce tudo em favor da agenda comunista sempre. Também pudera, como no mercado financeiro, editorial, midiático, existem milhares de comunas trabalhando para tirar o máximo de dinheiro que puderem dos brasileiros, aí inventam estórias e mais estórias sobre riscos ambientais, hidrológicos, os cambau... Tudo para por a mão leve no dinheiro suado dos trabalhadores brasileiros...TODA a esquerda é um lixo...

    8
    • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

      Se a Reuters publica, é mentira!

      0