FAO: Preços globais dos alimentos sobem em ritmo acelerado em maio

Publicado em 04/06/2021 08:50

Os preços globais dos alimentos aumentaram em maio na taxa mensal mais rápida em mais de uma década, mesmo com a produção mundial de cereais em vias de atingir um novo recorde, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO.

O Índice de Preços de Alimentos da FAO atingiu a média de 127,1 pontos em maio, 4,8% mais alto do que em abril e 39,7 por cento mais alto que em maio de 2020.

O aumento dos preços internacionais de óleos vegetais, açúcar e cereais levou ao aumento do índice, que acompanha as variações mensais dos preços internacionais de commodities alimentícias comumente comercializadas, com seu maior valor desde setembro de 2011 e apenas 7,6% abaixo de seu valor total. pico de tempo em termos nominais.

O Índice de Preços de Cereais da FAO aumentou 6,0% em relação a abril, liderado pelos preços internacionais do milho, que ficaram em média 89,9% acima do valor do ano anterior. No entanto, os preços do milho começaram a recuar no final de maio, principalmente devido à melhoria das perspectivas de produção nos Estados Unidos da América. Os preços internacionais do trigo também apresentaram queda no final do mês, mas ficaram em média 6,8% mais altos em maio do que em abril, enquanto as cotações internacionais do arroz se mantiveram estáveis.

O Índice de Preços do Óleo Vegetal da FAO ganhou 7,8% em maio, refletindo principalmente o aumento das cotações dos óleos de palma, soja e colza. Os preços do óleo de palma aumentaram devido ao lento crescimento da produção nos países do sudeste asiático, enquanto as perspectivas de uma demanda global robusta, especialmente do setor de biodiesel, elevaram os preços do óleo de soja.

O Índice de Preços do Açúcar da FAO aumentou 6,8% em relação a abril, em grande parte devido a atrasos na colheita e preocupações com a redução da safra no Brasil, o maior exportador de açúcar do mundo, mesmo com grandes volumes de exportação da Índia contribuindo para aliviar o aumento dos preços.

O Índice de Preços de Carne da FAO aumentou 2,2% em relação a abril, com as cotações de todos os tipos de carne aumentando devido ao ritmo mais rápido de compras de importação pela China, bem como o aumento da demanda interna por carnes de aves e suínos nas principais regiões produtoras.

O índice de preços de laticínios da FAO subiu 1,8% no mês, uma média de 28% acima do nível de um ano atrás. O aumento foi liderado pela sólida demanda de importação de leite em pó desnatado e integral, enquanto os preços da manteiga caíram pela primeira vez em quase um ano com o aumento da oferta de exportação da Nova Zelândia.

Produção recorde de cereais esperada em 2021

Um novo resumo de oferta e demanda de cereais , também divulgado hoje, ofereceu a primeira previsão da FAO para a produção mundial de cereais em 2021 - agora estimada em quase 2 821 milhões de toneladas, um novo recorde e um aumento de 1,9% a partir de 2020, liderado por 3,7% anuais previstos crescimento da produção de milho.

Prevê-se que a utilização mundial de cereais em 2021/22 se expanda 1,7%, para 2 826 milhões de toneladas. O consumo total de cereais deve aumentar junto com a população mundial, enquanto um aumento no uso de trigo para alimentação animal também é antecipado.

Com base nessas previsões, os estoques mundiais de cereais no final das safras em 2021/22 devem aumentar 0,3%, para 811 milhões de toneladas. Enquanto o aumento modesto esperado encerraria três anos consecutivos de declínio, a proporção global de estoques / consumo deverá cair ainda mais para 28,1%.

A primeira previsão da FAO para o comércio mundial de cereais na nova temporada indica um aumento de apenas 0,3% em relação ao alto nível estimado para 2020/21, quando o comércio deve se expandir em até 6,3% para um pico de 468 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FAO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário