Fundos de hedge com foco em commodities voltam à moda após anos sem brilho

Publicado em 04/06/2021 16:04 e atualizado em 04/06/2021 16:40

LOGO REUTERS

Fundos de hedge focados em commodities geraram fortes retornos em 2021, e investidores que há muito adotavam cautela quanto a essas opções estão agora colocando dinheiro neles, apostando que a recuperação da pandemia aumentará a demanda por petróleo e gás, matérias-primas de metais, grãos e produtos como açúcar e café.

Embora muitos aportes venham sendo direcionados a outros investimentos ligados a commodities, os fundos de hedge são uma escolha mais surpreendente, após anos de retiradas de recursos por investidores desses fundos que levaram ao fechamento de diversas empresas que atuavam no ramo.

Entre os fundos emplacando grandes ganhos este ano estão os administrados pelo famoso investidor do setor de petróleo Pierre Andurand. Seus fundos de commodities fizeram 27% no ano até o fim de maio, enquanto seu fundo discricionário rendeu 33%, disse à Reuters uma pessoa com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

A Odey Asset Management, com sede no Reino Unido, fez 10,7% no mesmo período de tempo com seu fundo de ações long-short que aposta no segmento de commodities. Já a Westbeck Capital Management, também do Reino Unido, gerou ganhos de 75% no ano até 2 de junho.

A Auspice Capital, fundo focado em commodities controlado por computador, obteve retornos de 17,7%, com o rali dos metais, café e açúcar contribuindo para o resultado, de acordo com uma carta preliminar a investidores vista pela Reuters.

"A tendência altista segue intacta para o complexo de commodities como um todo", disse o co-fundador da Westbeck, Jean-Louis Le Mee. "Nós acreditamos que o petróleo está prestes a disparar e o complexo de commodities deve atingir novas máximas nesse ciclo".

Os fundos de hedge de commodities tiveram desempenho positivo de 6,5% em abril, contra retornos médios de 2,5% dos fundos de hegde em geral, de acordo com os dados mais recentes da eVestment.

Esses fundos utilizam diversas estratégias, apostando em tudo, desde commodities puras até ações e dívidas de empresas.

Cerca de 492 milhões de dólares foram aportados em fundos de hedge de commodities nos primeiros três meses de 2021, mais que metade do fluxo visto no ano passado, após o setor ter registrado um recorde de saída de recursos de 9,8 bilhões de dólares entre 2016 e 2019, segundo a Hedge Fund Research.

Embora dados recentes da comissão de negociação de commodities (CFTC) dos Estados Unidos mostrem redução nas apostas altistas de gestores de recursos nas commodities, fundos de hedge com foco em produtos do gás natural a grãos e cobre dizem que o momento positivo deve continuar.

"Quando você olha para as posições de quase todo grande fundo de hedge, você pode ver que todos estão acordando e dizendo que as commodities podem ter um ciclo longo. Como aproveitamos isso?", disse Troy Gayeski, sócio do fundo de hedge SkyBridge Capital, com sede nos EUA e que tem 7,5 bilhões de dólares sob sua gestão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário