Presidente do BC da China diz que inflação está sob controle

O presidente do banco central da China afirmou que a inflação está "basicamente sob controle", e que a política monetária será mantida estável, em comentários um dia depois de preocupações com pressões inflacionárias terem sido alimentadas por dados mostrando a maior alta nos preços aos produtores em 12 anos.
"Precisamos perseguir a estabilidade da política monetária como uma prioridade, e manter a implementação da política monetária normal", disse Yi Gang em um fórum financeiro em Xangai nesta quinta-feira, prevendo a inflação este ano abaixo de 2%.
"Manter os juros em um nível apropriado é favorável a um desenvolvimento constante e saudável dos mercados", disse o presidente do Banco do Povo da China.
Yi afirmou que a taxa de juros da China, embora mais alta do que a de grandes economias, ainda é relativamente baixa entre economias emergentes e em desenvolvimento.
Ele ainda reiterou que o banco central vai manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável, ao mesmo tempo em que prometeu melhorar mais o mecanismo cambial da China.
A China adotou uma série de medidas recentemente para conter o rápido aumento do iuan, que chegou a uma máxima de três anos contra o dólar devido à forte recuperação econômica da China e rendimentos atrativos.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC