Presidente do BC da China diz que inflação está sob controle

O presidente do banco central da China afirmou que a inflação está "basicamente sob controle", e que a política monetária será mantida estável, em comentários um dia depois de preocupações com pressões inflacionárias terem sido alimentadas por dados mostrando a maior alta nos preços aos produtores em 12 anos.
"Precisamos perseguir a estabilidade da política monetária como uma prioridade, e manter a implementação da política monetária normal", disse Yi Gang em um fórum financeiro em Xangai nesta quinta-feira, prevendo a inflação este ano abaixo de 2%.
"Manter os juros em um nível apropriado é favorável a um desenvolvimento constante e saudável dos mercados", disse o presidente do Banco do Povo da China.
Yi afirmou que a taxa de juros da China, embora mais alta do que a de grandes economias, ainda é relativamente baixa entre economias emergentes e em desenvolvimento.
Ele ainda reiterou que o banco central vai manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável, ao mesmo tempo em que prometeu melhorar mais o mecanismo cambial da China.
A China adotou uma série de medidas recentemente para conter o rápido aumento do iuan, que chegou a uma máxima de três anos contra o dólar devido à forte recuperação econômica da China e rendimentos atrativos.
0 comentário
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim