Vendas no varejo no Brasil crescem 21% em maio, mostra ICVA

Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - As vendas no varejo brasileiro cresceram 21% em maio frente ao mesmo mês do ano passado, em dados que descontam a inflação, mostrou nesta terça-feira o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que monitora mensalmente 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve aumento de 36,7% na mesma base de comparação. Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de maio deste ano, que contou com um dia útil a mais que em igual período de 2020.
Foi o segundo mês seguido de aceleração das vendas registradas pelo ICVA.
"Assim como observado em abril, a forte alta das vendas no mês de maio está relacionada com a fraca atividade comercial verificada no mesmo mês do ano passado, quando boa parte do comércio estava de portas fechadas por conta da pandemia da Covid-19", disse o chefe de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi.
"Em termos nominais, os resultados de maio deste ano mostram que estamos próximos do patamar registrado antes da pandemia, embora ainda cerca de 3% abaixo do observado em maio de 2019."
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair