Bandeira tarifária vai subir por maior custo com térmicas, diz diretor da Aneel

Publicado em 15/06/2021 16:55 e atualizado em 15/06/2021 17:44

LOGO REUTERS

O valor conseguiu na bandeira tarifária patamar 2 subirá para refletir o maior custo com a geração termelétrica, após o país registrar uma severa seca que afeta como hidrelétricas, disse nesta terça-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

"Hoje temos custo 6,24 reais a cada 100 kwh consumidos. E a gente está fazendo neste momento cálculos, e certamente digo que será bem maior do que os 6,24 reais", afirmou ele, sobre o valor que está sendo atualmente pela bandeira vermelha patamar 2, que aliás está em vigor em junho.

O novo valor está sendo obrigatório e deve ser definido em breve, sinalizou.

O custo da eletricidade tem sido um dos fatores para impulsionar o índice. No mês de maio, houve alta de 5,37% no item energia elétrica do IPCA, com a bandeira tarifária vermelha patamar 1.

O diretor-geral da Aneel ainda negou, em audiência na Câmara, que a agência pretenda criar um novo patamar mais caro para as bandeiras tarifárias, mas explicou que, diante da situação hidrelétrica, o valor desse instrumento que sinaliza para o consumidor o custo de geração terá de subir.

"Tem esta especulação que será criado um outro patamar (de bandeira). Digo que não existe esta discussão, não existe esta discussão no governo e na Agência Nacional", destacou.

Atualmente, a bandeira verde não tem custo adicional ao consumidor; na amarela é escolha 1.343 real a cada 100 kWh consumidos; patamar vermelho 1, 4.169 reais; e na vermelha patamar 2, 6.243 reais a cada 100 kWh consumidos.

"O que acontece é que todo ano, após o período úmido encerrado em abril, a Aneel discute qual o valor de cada patamar ...", destacou, lembrando que este ano, como é sabido, a crise hídrica exige o acionamento de térmicas mais caras.

"Temos condições de atender o consumidor, entretanto, a energia está mais cara, pelo fato de ser atendida pelas termelétricas."

Para atender ao aumento da geração térmica, a Petrobras está maximizando a produção de gás natural e elevando as importações, do energético da Bolívia ou por meio de cargas de GNL, disse a estatal à Reuters nesta terça-feira.

Já o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, disse na mesma audiência em que participou Pepitone que mudanças nas vazões dos reservatórios de hidrelétricas e o uso de energia termelétrica deve permitir que o Brasil passe pela crise hidrelétrica de forma "segura", riscos de abastecimento de eletricidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário