Lagarde, do BCE, vê riscos de alta para o crescimento com retomada do consumo

Publicado em 21/06/2021 11:50

LOGO REUTERS

FRANKFURT (Reuters) - A pandemia ainda pesa sobre a economia da zona do euro, mas a recuperação do crescimento ainda pode acontecer mais rápido do que o esperado já que os consumidores voltaram a gastar, disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a parlamentares europeus nesta segunda-feira.

"Embora no lado negativo a propagação de mutações de vírus continue sendo uma fonte de risco, no lado positivo as perspectivas melhores para a demanda global e um aumento mais rápido do que o previsto nos gastos do consumidor podem resultar em uma recuperação ainda mais forte", disse Lagarde um comitê do Parlamento Europeu.

Lagarde acrescentou que ainda não é hora de permitir o aumento das taxas de juros, então o BCE manterá as condições de financiamento favoráveis.

"Um aumento sustentado nas taxas de mercado pode se traduzir em aperto nas condições de financiamento mais amplas que são relevantes para toda a economia", disse ela, repetindo sua declaração de política monetária de 10 de junho. "Tal aperto seria prematuro e representaria um risco para a recuperação econômica em curso e para as perspectivas de inflação."

(Por Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário