Geração de bioeletricidade cresce no BR e portaria publicada pelo MME pode ampliar participação do segmento no setor elétrico
Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE mostram que o volume de bioeletricidade gerado em maio deste ano foi o maior dos últimos cinco anos para o período. As termelétricas a biomassa, que usam o bagaço da cana-de-açúcar como principal matéria-prima, produziram 4.255 MW médios, montante que também representou 33% da oferta de energia produzida por todas as usinas térmicas no mês. O bom desempenho do segmento exemplifica o quanto o setor sucroenergético pode contribuir para garantir a diversidade de matriz energética do país.
O entendimento da CCEE vai ao encontro do Ministério de Minas e Energia - MME, que publicou no Diário Oficial da União no último dia 22 de junho a Portaria 527, abrindo para consulta pública diretrizes para oferta adicional de geração de energia elétrica proveniente de usinas termelétricas a biomassa.
A oferta adicional será utilizada pelo Operador Nacional do Sistema - ONS para atender a demanda do Sistema Nacional Interligado (SIN), desde que a operação seja aprovada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE, do qual a Câmara de Comercialização também faz parte.
A Portaria restringe o processo de ofertas aos agentes adimplentes com as obrigações setoriais, inclusive junto à CCEE, e permanece aberta para consulta até 29 de junho. A geração, que será considerada garantia de suprimento energético, poderá ocorrer por período mensal, até o limite de seis meses.
"Estamos avançando na discussão de temas que visam mais confiabilidade e eficiência para o setor elétrico. O segmento de bioeletricidade tem potencial para crescer mais no Brasil, primeiro pela sua relevância em termos de sustentabilidade e segundo, e não menos importante, pela sua capacidade de contribuir para o fornecimento de energia elétrica em cenários de hidrologia mais desafiadores", comenta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.
De 2016 para 2020, o número de usinas de biomassa passou de 264 para 297, aumentando a capacidade instalada de 12.499 MW para 13.419 MW. Neste período, a geração de megawatts médios anual passou de 2.718 para 3.127, avanço de 15%.
0 comentário
Dólar mostra estabilidade no Brasil após EUA rejeitarem acordo com Irã sobre guerra
Trump diz que imposto federal sobre gasolina será reduzido "até que seja apropriado"
Elon Musk, Cook, da Apple, e CEO da Boeing vão à China com Trump, diz autoridade
Ações europeias têm pouca variação enquanto mercados avaliam impasse entre EUA e Irã
Trump diz que cessar-fogo com Irã "respira por aparelhos" após rejeitar resposta de Teerã
Wall St faz pausa após rali recorde com estagnação das negociações entre EUA e Irã