XP calcula impacto de 0,1 p.p. de geadas e vê potencial de inflação superar 7,0% neste ano
SÃO PAULO (Reuters) - A XP calculou que as geadas desta semana podem impactar a inflação este ano em 0,1 ponto percentual, com potencial de a alta do IPCA ultrapassar 7,0% em 2021, conforme nota divulgada nesta quinta-feira.
A XP, que estima a inflação em 2021 em 6,7%, já havia elevado suas projeções para a alta dos preços de alimentação no domicílio para o mês de julho devido às geadas neste mês em várias cidades das regiões Sul e Sudeste.
Diante da nova onda de geada e dos preços mais altos das proteínas animais, o cenário com alta de 7,3% nos preços de alimentos consumidos em casa medidos pelo IPCA tem risco de alta, disse a XP.
"As culturas mais impactadas com a queda na temperatura são o café, as hortaliças e as frutas. Com diminuição da oferta, os preços tendem a subir e esse repasse costuma ser rápido", disse a XP em nota assinada pela economista Tatiana Nogueira.
O relatório destacou que o frio intenso agravou um cenário que já era desafiador para o agricultor, uma vez que a estiagem severa impactou fortemente preços de grãos, cana de açúcar, café e cítricos. Além disso, as proteínas animais também têm os preços altos.
Mas a falta de chuvas também provoca preocupações em relação aos níveis dos reservatórios em mínimas históricas, que segundo a XP estão perto do que foi observado em 2001 e em 2014/2015, este último período da crise hídrica em São Paulo.
A XP argumenta que o reajuste de 52% pela Aneel da taxa extra cobrada com a bandeira vermelha não será suficiente, incorporando em seu cenário básico novo reajuste na bandeira, perto de 20%, com impacto nas contas de setembro.
Além disso, a reabertura da economia já impacta os preços de serviços ligados à atividade, com a XP já levando isso em conta em seu cenário para o segundo semestre, mas considerando que um período de estresse aponta risco de até 0,20 ponto percentual na projeção para o IPCA.
"Em 2021, a projeção de IPCA em 6,7% tem riscos assimétricos para cima. Com geadas e reabertura da economia no radar, a inflação pode ficar acima de 7% no ano", disse o relatório, calculando a inflação em 2022 em 3,6%.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Vantagem de Lula diminui em possível 2º turno da eleição presidencial, mostra pesquisa AtlasIntel/Bloomberg
Ações da China fecham em alta com impulso de tecnologia
Retração da indústria da China perde força, mas fraqueza de serviços indica recuperação desigual
Marinha do Irã afirma ter “controle total” sobre Estreito de Ormuz
Ibovespa amplia série de altas com ajuda da Petrobras, apesar de Warsh
Trump promete medida para acabar com "monopólio nocivo" no setor de processamento de alimentos