Bolsonaro volta a dizer que Justiça prepara farsa em eleições de 2022 para favorecer Lula
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - Pouco depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ter defendido diálogo entre as instituições, o presidente Jair Bolsonaro voltou a colocar em duvida a confiabilidade das urnas eletrônicas e insinuou que a cúpula do Judiciário estaria preparando uma "farsa" nas eleições do próximo ano com o objetivo de favorecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Ah, (a urna eletrônica) é confiável, é impenetrável. Queremos uma farsa no ano que vem ou uma eleição marcada pela suspeição?", questionou ele.
"Ah, quem perder entra na Justiça: quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram o cara (Lula) da cadeia, exatamente os caras que o tornaram elegível, exatamente os que contaram (contam) os votos. Vou recorrer para eles?", disse ele, ao emendar: "será que não conseguimos alcançar o risco que nós corremos?"
Após passar 560 dias preso por condenação na Lava Jato, Lula foi beneficiado por decisões do Supremo que primeiramente restabeleceu seus direitos e posteriormente anularam todas as suas condenações decorrentes da operação em Curitiba.
Em discurso em um evento da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Água nas Escolas, em Brasília, Bolsonaro criticou mais uma vez a atuação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para barrar a adoção do voto impresso das urnas eletrônicas, embora não tenha citado o nome do magistrado.
"Chefe de poder tem limite. Não é o que eu quero, é o que vai ser", disse Bolsonaro, ao destacar que deve lealdade ao povo que o elegeu.
Pouco antes da fala de Bolsonaro, o presidente do Supremo, Luiz Fux, tinha feito um discurso no qual pregou diálogo e que o povo brasileiro jamais aceitaria a solução de uma crise fora dos limites da Constituição, destacando que não há "superpoderes" no país.
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam