IGP-DI acelera alta em julho com impulso de commodities por geadas, secas, diz FGV
![]()
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a avançar 1,45% em julho, depois de subir 0,11% no mês anterior, com os preços de commodities afetadas por geadas e secas aquecendo a matéria ao produtor.
Os dados informados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que o índice passado a acumular nos 12 meses até julho alta de 33,35%.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de ganho de 1,40% no mês passado.
A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 1,65% no período, contra queda de 0,26% em junho.
Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, "os preços de commodities, constituem safras afetadas por geadas e seca, estão entre as maiores influências" no IPA-DI, com destaque para milho e soja.
Entre os grupos de componentes do índice de preços no atacado, as Matérias-Primas Brutas de transferência o movimento mais relevante, passando a subir 1,79% em julho. Em junho, elas trazem caído 2,40%.
Para o consumidor a pressão também foi maior, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 30% do IGP-DI - acelerando a alta a 0,92% em julho, de 0,64% no mês anterior.
A contribuição principal para esse resultado partiu do grupo Habitação, que saltou 2,09% no mês passado, após mostrar alta de 0,89% em junho. O item tarifa de eletricidade residencial acelerou a alta 7,80% em julho, ante 2,09% no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) registrou em julho alta de 0,85%, de avanço de 2,16% em junho.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é obrigatório no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral