Lira promete votar IR esta semana e reforma administrativa até final do mês
![]()
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira que a Casa vai votar esta semana a primeira parte da reforma tributária, com as mudanças no Imposto de Renda, e deve levar a reforma administrativa ao plenário da Casa até o final deste mês.
"O Brasil tenta reagir economicamente, nós temos questões importantes e reformas para entregar e nós vamos entregar. Nós votaremos essa semana Imposto de Renda Pessoa Física, Jurídica e dividendos", disse Lira. "Ao final do mês de agosto iremos a plenário com reforma administrativa."
O presidente da Câmara citou ainda como prioridades a análise pela Casa de temas já aprovados pelo Senado na semana passada. Entre eles, um novo perdão de dívidas de empresas, o Refis, que perdoa 90% de juros e multas e parcelamento do principal, e o chamado passaporte tributário, em que pequenas empresas que tiveram perda de faturamento na pandemia tenham suas dívidas perdoadas.
Lira disse ainda que a Câmara vai entrar ainda na análise da próxima etapa da reforma tributária, com a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). O novo imposto substituirá, de acordo com a proposta do governo, as atuais cobranças de PIS/Pasep e Cofins.
Também está na pauta a Proposta de Emenda à Constituição que altera o pagamento dos precatórios --dívidas judiciais que precisam ser pagas pela União-- para abrir espaço no Orçamento para pagamento de programas sociais, além da medida provisória que altera o Bolsa Família.
Na manhã desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro entregou pessoalmente o texto do MP e prometeu para a tarde o texto da PEC, que precisa ser analisada, de acordo com Lira, antes do Orçamento.
0 comentário
Inflação na zona do euro será afetada por tarifas mas cortes nos juros podem compensar, dizem economistas do BCE
Índia tem negociações para acordos de minerais críticos com Brasil, Canadá, França e Holanda, dizem fontes
Ministra das Finanças do Japão afirma que excedente de reservas cambiais pode ser discutido como opção de financiamento
Ações chinesas fecham em alta com avanços no setor de comunicações
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes