Fux prega responsabilidade nos atos de 7 de setembro e alerta para consequências jurídicas

Publicado em 02/09/2021 15:30

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, pregou responsabilidade, nesta quinta-feira, para aqueles que vão participar de manifestações no feriado de 7 de setembro, e fez um alerta para eventuais consequências jurídicas.

"Esta Suprema Corte --guardiã maior da Constituição e árbitra da Federação-- aguarda que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e cientes das consequências jurídicas dos seus atos, independentemente da posição político-ideológica que ostentam", disse Fux em pronunciamento no plenário do STF.

Fux disse que, com a proximidade dos atos convocados para 7 de setembro e na qualidade de presidente da Corte Suprema, impõe-se "uma palavra de respeito à democracia nacional".

O presidente Jair Bolsonaro já anunciou que vai participar de atos de simpatizantes em Brasília e em São Paulo na próxima terça-feira.

Há o receio de que possa haver manifestações que defendam o fechamento do Supremo, o que contraria a Constituição e pode ser passível de criminalização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcos Antonio Beltrame Ronda Alta - RS

    Respeito não se exige, seu Luiz Fux, se recebe! Nossa manifestação, diferente da esquerda, é pacífica até demais! O STF deveria ser o árbitro, mas baseado na Constituição, aquela Carta Magna que vocês dizem respeitá-lá, mas seus atos não condizem com as falas! Atualmente temos 10 Constituições, dez, pois estão atrasando a entrada do outro ministro, porquê? Cada cabeça de ministro tem a sua própria Constituição conforme lhe convém! Tá na hora de se "enxergar ministro Fux. Antes de dar conselhos à esse povo de bem dê conselhos aos comunistas, ou seja, os esquerdas e vocês da Corte!

    11
    • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR

      O ministro Luiz Fux discursou com belas palavras, alertando aos que vão participar das manifestações de 7 de setembro, para as eventuais consequências jurídicas dos seus atos (não são ameaças). Ressaltou que: "Esta Suprema Corte--guardiã maior da Constituição e árbitra da Federação-aguarda que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e cientes das consequências jurídicas dos seus atos, independentemente da posição político-ideológica que ostentam".

      Pois bem excelência! Primeiro diz que esta Suprema Corte se declara guardiã (penso, que talvez a tenha literalmente guardado na gaveta ou estante), porém o que precisamos é que ela (a Constituição) seja aplicada, exercitada e vivida integralmente. Segundo, declara ainda, que esta Suprema Corte é árbitra da Federação, todavia poderá verificar que foram inúmeras as arbitrariedades e decisões revéis de vários de seus membros contra a federação.

      Talvez os senhores ministros aí, em suas luxuosas dependências, não saibam o quão sofrido é o labor aqui fora; o quão sofrido tem sido ver que inúmeros, bárbaros e vultuosos crimes que foram cometidos e continuam impunes porque decisões foram tomadas pela interpretação equivocada da lei.

      Talvez não saibam quanto tem custado ao suor do nosso povo o descalabro do judiciário. O quanto suas decisões representaram na inflação? No aumento do combustível? Na taxa de iluminação? Na conta da água? No bujão do gás? No aumento do dólar? Na economia? No descrédito do Brasil lá fora, pela insegurança jurídica gerada? Consulte seus assessores, meçam o quanto impacta no povo as decisões que emanam desta corte.

      A democracia não é negociada. Mas é construída com diálogo e pelo clamor do povo.

      Então Excelência, hoje é 03/09/2021, há tempo ainda para (remarcar aquela reunião que foi cancelada) convidar os chefes dos três poderes constituídos pela nossa Constituição Federal, para uma conversa, e lá, lavar as roupas sujas, alinharem-se com o objetivo de socorrer nosso povo, fortalecer nossa democracia.

      Será tão gratificante ver os chefes dos "Três Poderes', comemorando juntos com o povo o "dia 07 de setembro".

      "O tempo, senhor de todas as verdades", nos mostrará. Quem viver, verá.

      9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      FUX e' tao limitado que para os outros ele diz que ameaças nao se enquadram na liberdade de expressao, mas ele ameaça com sançoes os manifestantes de 7 de setembro--

      9
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Parabéns Sr. José, sempre muito Sensato em seus Comentários, é uma Riqueza te- lo aqui escrevendo seus Conhecimentos neste Canal...

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. José, não perca tempo com um sujeito desprezivel desses. Isso é método. Xingar, desqualificar, rotular, com débeis mentais dessa espécie não adianta argumentar. Eles xingam, caluniam, mentem, do alto de sua superioridade moral, ética. Para eles nós sempre seremos os desgraçados que só pensam em dinheiro, enquanto eles são os humanistas que querem um mundo mais justo, leia-se alguém trabalhar para sustentá-los.

      3