Bolsonaro diz a apoiadores que "a gente está ganhando" e não pode ir para tudo ou nada

Publicado em 10/09/2021 13:43

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta sexta-feira, em conversa com apoiadores, a Declaração à Nação publicada na véspera, em que recuou de ataques ao Judiciário, e disse que não se pode ir para o tudo ou nada, acrescentando que "a gente está ganhando".

Criticado pelos bolsonaristas pelo recuo em seus ataques e ameaças dois dias depois de ter reunido milhares de pessoas nas manifestações do 7 de Setembro, em São Paulo e Brasília, Bolsonaro conversou por mais de meia hora com dezenas de apoiadores na saída do Alvorada.

"A bolsa subiu e o dólar foi lá para baixo. Cada um fala o que quiser. O cara não lê a nota e reclama. Leia a nota, é bem curtinha, são 10 pequenos itens. Entenda, a gente vai acertando. O acúmulo de lixo, de problemas, é 30, 40 anos. A gente está ganhando, a gente está ganhando", disse.

"Não pode ir para o tudo ou nada. A gente vai arrumando o Brasil devagar", acrescentou.

A carta, divulgada na quinta-feira, foi escrita pelo ex-presidente Michel Temer depois que Bolsonaro apelou a ele para lidar com a crise provocada pelos atos do 7 de Setembro, que se avolumava com paralisações de caminhoneiros e conversas mais concretas sobre a possibilidade de impeachment.

O texto, em que, apesar de não pedir desculpas pelos ataques, Bolsonaro elogia o ministro do STF Alexandre de Moraes --seu principal alvo nas últimas semanas e na terça-feira-- e diz não ter tido intenção de atacar instituições, repercutiu bem no mercado financeiro.

No meio político, assim como no STF, gerou declarações de otimismo contido junto com cautela e ceticismo. E muita decepção entre os bolsonaristas radicais, que defendiam impeachment de ministros do STF e até intervenção militar.

Decepcionados por terem saído de casa e não verem suas expectativas atendidas, bolsonaristas foram às redes cobrar o presidente. Em sua conversa nessa sexta, Bolsonaro elogiou o movimento, mas pediu paciência.

"Foi excepcional o trabalho de vocês. O retrato está no mundo todo e aqui também em Brasília. Alguns querem imediatismo. Se você namorar e casar em uma semana vai dar errado teu casamento", afirmou.

(Reportagem de Lisandra ParaguassuEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Certíssimo! Por favor, vejam as explicações de pessoas que entendem de processo político, da estratégia do Presidente e da economia. As coisas são mais complexas do que muitas vezes imaginamos. O cenário macro econômico é algo muito mais complexo, meus caros colegas.

    25