Guedes apela a "boa vontade" do STF por solução para precatórios

Publicado em 16/09/2021 08:10

Logotipo Reuters

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a fazer nesta quarta-feira um apelo por uma solução para o imbróglio dos precatórios que receba o aval do Judiciário e do Legislativo, ressaltando que, sem uma alternativa que dê previsibilidade a essa despesa obrigatória e reduza o volume no próximo ano, o governo não conseguirá garantir um Bolsa Família "moderado" em 2022.

O ministro frisou que o socorro que ele demanda dos demais Poderes passa, por um lado, pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios no Congresso e, por outro, por uma avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da constitucionalidade do projeto, que prevê o parcelamento do pagamento dos precatórios de maior valor.

Em participação em um programa da Jovem Pan, Guedes reiterou que o governo foi surpreendido pelo salto do volume de precatórios a ser pago no próximo ano, somando 89 bilhões de reais, e afirmou que o Poder que dá um "comando de gastos" precisa se submeter a uma "execução adequada".

"E o Supremo entende isso, o Supremo sabe isso porque ele já fez para Estados e municípios, então basta uma boa vontade para entender que o governo federal, assim como os Estados e municípios, quando ele for atingido por um meteoro ele precisa de ajuda", disse Guedes.

O STF já autorizou no passado o parcelamento de precatórios --que são dívidas judiciais reconhecidas pelos entes-- de Estados e municípios sob determinadas condições.

Em um evento mais cedo nesta quarta-feira do qual também participou o presidente do STF, Luiz Fux, Guedes já havia feito o que chamou de um "pedido desesperado de socorro" na questão dos precatórios. Fux reagiu dizendo que Guedes havia colocado no seu colo "o filho que não é meu".

A intenção do governo é estabelecer uma regra que dê maior previsibilidade às despesas com precatórios, limitando as despesas anuais a determinados tetos, o que potencialmente abriria mais espaço para despesas discricionárias. Para o ano que vem, que terá eleições, o principal objetivo é viabilizar um reajuste do pagamento médio do Bolsa Família para 300 reais.

CRESCIMENTO EM 2022

Sobre o cenário econômico, Guedes afirmou que a perspectiva de crescimento para o próximo ano "não está dada" e que, após fechar 2021 com um alta do PIB que pode chegar a 5,4% após a retomada após a pandemia da Covid-19, o país tem o desafio de garantir uma taxa sustentada de crescimento.

Ele criticou os "negacionistas" da economia que estariam prevendo crescimento de menos de 1% para 2022, ressaltando que os oposicionistas ao governo sempre buscam destacar as falhas do país, e que o ponto crítico do momento seria a inflação.

"A narrativa do negativismo fica trocando de eixo", disse Guedes, afirmando que há pouco tempo as críticas eram concentradas nos baixos índices de vacinação.

O ministro reconheceu que a inflação de fato está alta, mas ressaltou que a avaliação do Banco Central é que passa por seu pior momento. Ele previu que a inflação fechará o próximo ano dentro da faixa da meta, que é de 3,5%, com uma tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário