Atividade empresarial dos EUA cresce no ritmo mais lento em 12 meses, mostra PMI

Publicado em 23/09/2021 11:15

Logotipo Reuters

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A atividade empresarial dos Estados Unidos expandiu no ritmo mais lento em um ano em setembro em meio às restrições de oferta e aumento da demanda, em linha com as expectativas de uma forte desaceleração no crescimento econômico no terceiro trimestre.

A IHS Markit informou nesta quinta-feira que seu Índice de Gerentes de Compras Composto (PMI, na sigla em inglês) preliminar, que acompanha os setores de indústria e serviços, caiu a 54,5 este mês, de 55,4 em agosto, leitura mais fraca desde setembro de 2020. Leitura acima de 50 indica crescimento.

As empresas estão enfrentando dificuldades com a escassez de matérias-primas e mão de obra conforme a economia se normaliza após problemas sem precedentes causados pela pandemia de Covid-19.

O PMI preliminar de serviços da IHS Markit caiu para mínima de 14 meses de 54,4 em setembro, de 55,1 em agosto. Economistas consultados pela Reuters previam leitura de 55 neste mês para o setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.

A indústria também está perdendo força. O PMI preliminar do setor caiu a 60,5 este mês, de 61,1 em agosto, contra expectativa de 61,5.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário