Facebook, Instagram e WhatsApp restabelecem serviços após 6 horas fora do ar

Publicado em 05/10/2021 01:37

Logotipo Reuters

BENGALURU, Índia (Reuters) – Facebook, Instagram e WhatsApp começavam a restabelecer acesso aos usuários em diversos países na noite desta segunda-feira, quase seis horas após uma interrupção atingir usuários do mundo todo.

A paralisação foi a segunda crise para a gigante da mídia social em poucos dias, após um denunciante acusar a empresa no domingo de priorizar repetidamente o lucro em vez de reprimir o discurso de ódio e desinformação.

As ações do Facebook, que tem quase 2 bilhões de usuários ativos diariamente, abriram em baixa e acentuaram as perdas durante à tarde, fechando em queda de 4,9% na bolsa de Nova York. Os papéis ficaram no caminho de registrarem o pior dia em quase um ano, em meio a um movimento mais amplo de venda de ações do setor de tecnologia nesta segunda-feira.

O Facebook, que é a segunda maior plataforma de publicidade digital do mundo, acumulou perdas de cerca de 545 mil dólares em receita de publicidade apenas nos Estados Unidos por hora durante a interrupção dos serviços, de acordo com estimativas da empresa de medição de anúncios Standard Media Index.

Vários funcionários do Facebook que não quiseram ser identificados disseram acreditar que a interrupção foi causada por um erro de roteamento interno para um domínio da internet, que foi agravado por falhas de ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem desse mesmo domínio para funcionar.O Facebook ficou inacessível porque os usuários não estavam sendo direcionados ao local correto pelo Sistema de Nomes de Domínio (DNS). O próprio Facebook controla as configurações relevantes.

O DNS permite que os endereços da web levem os usuários aos computadores onde estão as informações que procuram. Uma interrupção semelhante na empresa de computação em nuvem Akamai Technologies derrubou vários sites em julho.

“O Facebook basicamente trancou o carro com as chaves dentro”, escreveu no Twitter Jonathan Zittrain, diretor do Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da universidade de Harvard.

O Facebook reconheceu que os usuários estavam tendo problemas para acessar seus aplicativos, mas não forneceu quaisquer especificações sobre a natureza do problema ou quantos foram afetados pela interrupção.

“Estamos trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu o Facebook no Twitter cerca de 30 minutos após os primeiros relatos dos problemas no acesso.

A equipe de engenharia do Facebook pediu desculpas logo após os serviços da empresa começaram a voltar a funcionar. “À enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: pedimos desculpas”, escreveu a equipe no Twitter, plataforma rival da empresa.O Facebook experimentou paralisações generalizadas semelhantes com seu pacote de aplicativos este ano, em março e julho.

(Publicado no Notícias Agrícolas; Fonte: Reuters).

Redes sociais passaram cerca de 7h indisponíveis (Agência Brasil)

Grandes redes sociais relacionadas ao Facebook ficaram inacessíveis hoje (4) no início da tarde e começaram a ser restabelecidas por volta de 19h20. O Facebook – a maior rede social do mundo -, o Instagram – a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens – e o WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros – ficaram indisponíveis para os usuários por uma falha ainda não detalhada pelo conglomerado.

Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.

Leia também:
» Receita e Serpro lançam plataforma de cadastro compartilhado
» Banco Mundial lança plataforma Brasil Aberto
» Agência Brasil explica: como limpar o cache e o histórico de navegação

A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23. (Agência Brasil)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário