Citi projeta dólar a R$5,47 no fim de 2021 com riscos domésticos e exterior menos favorável

Publicado em 06/10/2021 16:55

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - Os riscos fiscais domésticos são provavelmente o principal fator para a desvalorização da moeda brasileira, e com a perspectiva de que o ambiente global para mercados emergentes fique menos benigno o real deve encerrar este ano em 5,47 por dólar, projetou o Citi em relatório nesta quarta-feira.

Há pouco menos de duas semanas, o banco estimava taxa de câmbio de 5,33 por dólar no término de 2021.

Segundo o Citi, a divisa brasileira já tem sido negociada em patamares subvalorizados desde o início da pandemia de Covid-19, uma vez que, "com exceção do prêmio de risco, todas as outras variáveis estão em níveis que deveriam ter ajudado uma valorização do real".

Entre esses fatores, o relatório apontou a alta dos preços das commodities, os patamares mais baixos do índice do dólar atingidos durante a pandemia e o aumento recente do diferencial de juros entre Brasil e economias avançadas.

Isso, por sua vez, sugere que "riscos domésticos relacionados principalmente a incertezas fiscais podem ser a grande força mantendo o real desvalorizado", escreveram no documento Leonardo Porto (economista-chefe do Citi no Brasil), Thais Ortega e Paulo Lopes (economistas).

Segundo o Citi, essa hipótese é reforçada pela disparidade de desempenho entre a moeda brasileira e as de outros pares de países exportadores de commodities, que tiveram desvalorização bem mais comportada desde o início da pandemia.

Nesse contexto, não fosse o cenário internacional benigno para moedas de países emergentes, "provavelmente teríamos visto um real bem mais desvalorizado nos últimos 18 meses", afirmaram os economistas do Citi.

E conforme o ambiente favorável vai ficando para trás --em meio a expectativas crescentes de aperto monetário nos EUA, dúvidas sobre o crescimento econômico global e possibilidade de impacto sobre as commodities--, o real pode estar mais vulnerável a guinadas negativas no cenário para as moedas de países emergentes, alertou o Citi.

Nesta quarta-feira, o dólar era negociado em torno dos 5,49 reais na venda, acumulando alta nominal de 5,8% em 2021. Em relação aos patamares do fim de fevereiro de 2020, antes de a pandemia forçar restrições econômicas de combate à Covid-19, o dólar tem alta de 22,5%.

No mesmo período, um índice do JPMorgan para moedas de países emergentes acumula desvalorização de pouco mais de 5%.

Para o fim de 2022, o Citi projeta taxa de câmbio de 5,49 por dólar.

(Por Luana Maria Benedito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário