Estoques empresariais nos EUA aumentam de forma sólida em agosto, mas estoques de automóveis caem
![]()
Os estoques empresariais dos Estados Unidos aumentaram com força em agosto, embora varejistas de veículos continuassem enfrentando dificuldades para reabastecer os estoques em meio à contínua escassez global de semicondutores, que está forçando os fabricantes de automóveis a cortarem sua produção.
Os estoques das empresas subiram 0,6%, após alta semelhante em julho, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta sexta-feira. Os estoques são um componente importante do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A alta de agosto ficou em linha com as expectativas de economistas.
Os estoques subiram 7,4% em agosto ante o mesmo período do ano anterior. Os estoques no varejo avançaram 0,1% em agosto, conforme o estimado em um relatório prévio publicado no mês passado, após alta de 0,4% em julho. Os estoques de veículos caíram 1,4%, em vez de 1,5% previsto no mês passado.
Os estoques no varejo excluindo automóveis, dado que entra no cálculo do PIB, aumentaram 0,6%, de acordo com o estimado no mês passado.
Os estoques empresariais foram esvaziados na primeira metade do ano, e a escassez em meio a persistentes gargalos de oferta devido à pandemia e ao congestionamento dos portos nos EUA e China estão dificultando a recomposição dos estoques.
0 comentário
Dólar à vista fecha em alta de 0,47%, a R$5,1252 na venda
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto