Embaixador da Noruega diz que Brasil precisa de plano para combater desmatamento

Publicado em 18/10/2021 16:22

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O novo embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil precisa ter um plano concreto para combater o desmatamento, em declaração após se reunir com o vice-presidente Hamilton Mourão em audiência.

"Nós temos algumas discordâncias sobre o Fundo Amazônia, mas estamos prontos para conversar", disse o embaixador.

"O Brasil precisa de um plano concreto para o desmatamento, precisa acordar um estilo de gestão do comitê", emendou ele, ressaltando que a cooperação no fundo é importante para a Noruega.

O encontro foi uma visita de cortesia do novo representante diplomático do país europeu.

Desde 2019, o Fundo Amazônia --que tinha a Noruega como um dos principais financiadores-- está paralisado após o governo brasileiro ter extinto o comitê orientador do fundo. Ele havia sido criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização na região.

Alvo de críticas internacionais pela gestão ambiental de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro atacou a Noruega e a Alemanha --outra importante financiadora do fundo-- por terem suspendido os repasses na ocasião.

Mourão disse que conversou com o embaixador sobre a retomada do fundo e citou a importância de um bom desempenho do Brasil na COP26, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima que será realizada na Escócia no final do mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário