Atividade no setor privado japonês cresce em outubro pela 1ª vez em 6 meses, mostra PMI
![]()
O crescimento da atividade fabril no Japão em outubro acelerou em relação ao mês anterior, enquanto o do setor de serviços se expandiu pela primeira vez em 21 meses, após um abrandamento das restrições à pandemia de coronavírus no país.
Os fabricantes enfrentaram dificuldades com interrupções na cadeia de abastecimento e aumento da demanda por matérias-primas, o que alimentou a mais acentuada alta nos preços dos insumos em mais de 13 anos, à medida que a crise de saúde continua a impactar a economia global.
A leitura preliminar do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) au Jibun Bank Japan, compilado pela IHS Markit, subiu para 53,0 (com ajuste sazonal) em outubro, de 51,5 no mês anterior.
Os principais componentes da pesquisa mostraram que a produção e os novos pedidos aumentaram graças, em parte, à maior demanda externa.
O número preliminar do PMI de serviços elevou-se a 50,7 (com ajuste sazonal), ante 47,8 do fim de setembro.
O PMI composto preliminar, estimado com base nos setores de manufatura e serviços, subiu para 50,7, contra 47,9 no dado final de setembro e indo ao maior patamar desde abril.
0 comentário
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade
S&P 500 e Nasdaq recuam com perdas no setor de chips; Netflix registra queda
Rússia intensifica ataques a portos ucranianos no Mar Negro, 3 pessoas morrem
Ibovespa hesita com exterior negativo, mas apoio de Petrobras
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em junho, mas acelera no segundo trimestre