Ibovespa desaba 4% com especulações sobre Guedes; agentes sugerem carteiras defensivas
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira afundava nesta sexta-feira, com o pessimismo com o quadro macroeconômico evoluindo para especulações sobre demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, e especialistas passando a sugerir que investidores busquem papéis de empresas experientes em superar crise.
Às 12:33, o Ibovespa mostrava baixa de 4,2%, aos 103.227,02 pontos, em novas mínimas desde novembro passado.
Segundo o G1, o presidente Jair Bolsonaro autorizou sondagem de um nome para substituir Guedes, mesmo após ter reafirmado na véspera que manterá o atual ministro no cargo. Guedes cancelou participação em evento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta sexta-feira, alegando despachos internos.
Simultaneamente, várias casas de análise pioravam suas perspectivas para crescimento econômico, inflação, juros e dívida pública para 2021, incluindo Morgan Stanley, Credit Suisse e UBS.
Em relatório a clientes, a Levante Investimentos recomendou "monitorar ações de empresas sólidas, rentáveis e com 'track record' comprovado de superação de momentos de crise", indicando evitar ações de estatais e das ligadas ao consumo doméstico.
Nesse cenário, ações ligadas a exportações de commodities, como Vale e Suzano, se isolavam entre as altas da sessão. Na outra ponta, papéis de empresas baseadas em expansão acelerada voltavam a ser as líderes de perdas, como de bancos digitais e companhias de comércio eletrônico.
DESTAQUES
- GETNET desabava 22,4% com a empresa de pagamentos do Santander na terceira sessão seguida no vermelho, o que esvaziava os fortes ganhos após sua estreia na segunda-feira.
- BANCO INTER despencava 12,4%, BANCO PAN perdia 8,9%, com os bancos digitais saindo do radar dos investidores num cenário de juros em elevação, justo no momento em que ampliavam apostas no crédito.
- SOMA devolvia 10,4%, AMERICANAS declinava 9,3% e LOJAS RENNER perdia 8,9%, diante da rápida deterioração das expectativas para o cenário das empresas ligadas ao consumo doméstico.
- ELETROBRAS era depreciada em 6,8%, PETROBRAS ruía 5,1%, na esteira de temores de que estatais sejam também envolvidas pelo governo em medidas populistas durante o ano eleitoral de 2022.
- SUZANO disparava 8,4%, estendendo ganhos da véspera, quando anunciou plano de antecipar meta de remover 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, de 2030 para 2025. No setor, KLABIN ganhava 6,5%, após o Bank of America reforçar recomendação de compra para a ação.
- VALE subia 1,4%, mesmo em dia de queda dos preços do minério de ferro, uma vez que o pagamento de um cupom de dívida da incorporadora Evergrande amenizou temores de crise no setor imobiliário chinês, principal mercado da companhia. No setor, GERDAU tinha baixa de 0,45%, USIMINAS perdia 1,8% e CSN caía 1,3%.
0 comentário
Cessar-fogo entre Israel e Líbano será estendido por três semanas, diz Trump
Governo propõe usar arrecadação extraordinária com petróleo para cortar tributos de combustíveis
Ações nos EUA fecham em baixa com esperanças mais fracas de acordo com Irã e resultados trimestrais mistos
Ibovespa fecha em queda com indefinição sobre guerra no Oriente Médio
Dólar volta a fechar acima de R$5,00 após cenário externo se deteriorar à tarde
Taxas dos DIs têm altas firmes puxadas por incerteza sobre a guerra EUA-Irã