ICMS sobre combustíveis serão congelados por 90 dias em todo o Brasil, decide Confaz

Publicado em 29/10/2021 10:13 e atualizado em 29/10/2021 10:51
Objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º/11/21 até 31/01/22

Logotipo Notícias Agrícolas

Na tentativa de colaborar com a manutenção dos preços dos combustíveis no Brasil, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), formado pelos secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, decidiu congelar o valor do ICMS cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias em reunião nesta manhã de sexta-feira (29).

A decisão foi tomada por unanimidade pelo colegiado em sua 339ª Reunião Extraordinária nesta manhã.

"O objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022", disse o Confaz em nota que o Notícias Agrícolas teve acesso.

Em todo o Brasil, as alíquotas de ICMS para gasolina, por exemplo, variam entre 25% e 34%, de acordo com cada estado. Atualmente, o imposto é cobrado em cima de uma média de 15 dias sobre os preços dos combustíveis nos postos.

A possível decisão dos estados havia sido antecipada pela agência de notícias Reuters no início desta semana. A proposta é ser um contraponto ao projeto aprovado recentemente na Câmara dos Deputados para tornar fixo o ICMS sobre combustíveis pelo período de um ano, em real por litro. Nesse caso, os estados poderiam ter perda de arrecadação.

O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Querem tentar demonstrar um ato de colaboração e solidariedade, quando na verdade, essa medida não tem a menor relevância nessa questão dos preços dos combustíveis. Esse País é uma palhaçada mesmo! Bando de idiotas!

    Nesse período, provavelmente não teremos reajustes significativos dos combustíveis ou, possivelmente, até queda dos preços. Esses caras realmente acham que o povo é um bando de idiotas. Extrapolam sobre a nossa tolerância. Vão para o inferno seus desgraçados!

    10