Ex-autoridade do FMI afirma que Argentina não pagará ao Fundo
![]()
Um ex-funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a Argentina "não vai pagar" ao Fundo e que qualquer acordo do país com a instituição será um "curativo temporário".
"A Argentina não vai pagar ao FMI. A Argentina não vai fazer boas políticas institucionais macro-micro", disse Alejandro Werner, que foi chefe do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI por quase uma década antes de deixar o cargo, em agosto.
A Argentina está negociando um programa para substituir um acordo fracassado de 2018 que a deixou como a maior devedora, de longe, ao Fundo, com cerca de 45 bilhões de dólares em dívidas. Se o acordo atual não for modificado, pagamentos de cerca de 19 bilhões de dólares vencem no próximo ano.
"Voltaremos a atrasos ou quase-atrasos (na dívida). No fim das contas, (o acordo) não vai ser um instrumento de boas políticas e, do lado dos fluxos, não vai mudar nada", disse Werner.
Nem o FMI nem o governo argentino responderam imediatamente a pedidos de comentários.
0 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto