Minério de ferro cai com baixa demanda e controle de preços do carvão na China
![]()
Os preços dos ingredientes siderúrgicos na Bolsa de Commodity de Dalian caíram nesta segunda-feira devido à fraca demanda nas usinas após cortes de produção locais, enquanto os controles de preço do carvão de Pequim também pesaram nas negociações.
As usinas de aço, cimento e coque no centro siderúrgico da cidade de Tangshan foram recentemente obrigadas a reduzir a produção depois de um alerta de poluição pesada, de acordo com o governo local.
Os estoques de minério de ferro importado nos portos da China aumentaram em 2,1 milhões de toneladas, para 142,3 milhões de toneladas na semana passada, com o enfraquecimento da demanda, mostraram dados da consultoria SteelHome.
Os contratos futuros do minério de ferro de referência na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, fecharam em queda de 5,7%, para 619 iuanes (96,68 dólares) por tonelada.
Outras matérias-primas siderúrgicas também caíram depois que o planejador estatal disse que a situação do suprimento de carvão havia melhorado significativamente e que lançaria uma plataforma online no início de novembro para monitorar a implementação de contratos de carvão de longo prazo.
Os futuros de carvão metalúrgico de Dalian despencaram para seu limite diário de negociação na sessão da tarde, caindo 9%, para 2.165 iuanes por tonelada.
Os preços do coque fecharam em queda de 6,8% para 2.898 iuanes por tonelada.
"Recentemente afetados pelo rígido controle do governo sobre os preços do carvão, os custos despencaram e derrubaram os preços do aço", escreveram analistas da Haitong Futures em nota.
O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 3,9%, para 4.509 iuanes por tonelada.
Os futuros de bobinas laminadas a quente, usadas ??no setor de manufatura, caíram 4,2%, para 4.826 iuanes por tonelada.
Os futuros do aço inoxidável na bolsa de Xangai, para entrega em dezembro, caíram 2,0%, para 18.860 iuanes por tonelada.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde