Irã quer garantia de permanência dos EUA em acordo nuclear se ele for retomado
![]()
DUBAI (Reuters) - O Irã disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos deveriam oferecer garantias de que não voltarão a abandonar o acordo nuclear firmado entre Teerã e potências mundiais em 2015 se as negociações para reativá-lo tiverem sucesso.
Conversas indiretas entre Irã e EUA, que chegaram a um impasse em junho depois da eleição do presidente iraniano linha-dura Ebrahim Raisi, devem ser retomadas no dia 29 de novembro em Viena para se encontrar maneiras de ressuscitar o acordo.
O ex-presidente norte-americano Donald Trump retirou seu país do pacto três anos atrás e retomou sanções contra o Irã.
Ecoando a posição oficial, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, disse que os EUA precisam suspender todas as sanções contra seu país por meio de um processo verificável e "reconhecer seu erro ao descartar o pacto".
Khatibzadeh disse que Ali Bagheri-Kani, o principal negociador nuclear do Irã, viajará nesta semana como vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Políticos para as capitais de três países europeus signatários do acordo nuclear.
(Da redação de Dubai)
0 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto