STF tem quatro votos para confirmar liminar que suspende emendas do relator
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - Quatro ministros votaram na manhã desta terça-feira para confirmar, em julgamento virtual, a decisão liminar de Rosa Weber de suspender a execução orçamentária das emendas de relator, instrumento de distribuição de recursos que ficou convencionado ser chamado de "orçamento secreto" diante da dificuldade de rastrear os beneficiários dos repasses.
Até o momento, além da relatora Rosa Weber, votaram nessa linha os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. Faltam seis ministros para votar e o julgamento está previsto para encerrar às 23h59 de quarta-feira.
A liminar suspendendo as emendas, em ação apresentada por partidos de oposição, ocorre no momento em que parlamentares oposicionistas acusam o governo de estar recorrendo a esses recursos para garantir votos a favor da PEC dos Precatórios.
Em seu voto escrito, Rosa Weber deu um voto duro, disse que o caráter obscuro do sistema das emendas do relator é ilegal.
"Por essas razões, tenho para mim que o modelo vigente de execução financeira e orçamentária das despesas decorrentes de emendas do relator viola o princípio republicano e transgride os postulados informadores do regime de transparência no uso dos recursos financeiros do Estado", disse.
Também em contundente voto escrito, Cármen Lúcia criticou o mecanismo.
"A utilização de emendas orçamentárias como forma de cooptação de apoio político pelo Poder Executivo, além de afrontar o princípio da igualdade, na medida em que privilegia certos congressistas em detrimento de outros, põe em risco o sistema democrático mesmo", afirmou.
"Esse comportamento compromete a representação legítima, escorreita e digna, desvirtua os processos e os fins da escolha democrática dos eleitos, afasta do público o interesse buscado e cega ao olhar escrutinador do povo o gasto dos recursos que deveriam ser dirigidos ao atendimento das carências e aspirações legítimas da nação", reforçou.
0 comentário
Trump se vangloria de rali do mercado de ações e promete contribuições de US$ 1.000 para planos de aposentadoria
Dólar volta a cair em meio a fluxo estrangeiro para o Brasil
Taxas dos DIs caem em novo dia favorável para os ativos brasileiros
Índice STOXX 600 fecha em alta, mas incerteza comercial persiste
EUA querem manter acordo comercial com UE, afirma chefe de comércio europeu
Governo Trump está trabalhando para elevar tarifa temporária de 10% para 15%, afirma autoridade