"Estamos perto de ver o topo da inflação", diz presidente do BC
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (26) que o pico da inflação está próximo do fim, com melhora a partir do ano que vem.
"Está perto – olhando 12 meses – de ver o topo [da inflação], e a gente entende que, a partir do ano que vem, vai ver uma melhora”, disse Campos Neto, ao participar de evento virtual com empresas do mercado imobiliário, promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).
Campos Neto afirmou que o BC imaginava, “em algum momento”, que o auge da inflação seria em setembro, mas isso não ocorreu em função dos “choques de energia [que] vieram de forma consecutiva, surpreendendo a todos”, e do aumento da gasolina subindo na bomba, puxado pelo etanol.
Projeção para o PIB
O presidente do BC também indicou que a instituição deve piorar sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2022, mas não na magnitude apontada pelo mercado em suas últimas estimativas.
A última conta do BC, de alta de 2,1%, será provavelmente revista para baixo, disse, “mas não tão baixo” como a mediana em expectativas de agentes do mercado.
No último boletim Focus, a perspectiva do mercado era de crescimento de apenas 0,7% para a economia brasileira em 2022.
0 comentário
EUA alertam que ficarão sem dinheiro para pagar funcionários de segurança dos aeroportos nas próximas semanas
EUA impõem novas sanções contra fornecedores de armas do Irã
Ministro das Relações Exteriores do Irã diz que bloqueio dos portos iranianos pelos EUA é "ato de guerra"
Indicado de Trump para o Fed promete manter política monetária independente
Vendas pendentes de moradias nos EUA superam expectativas em março
Trump diz que não quer prorrogar cessar-fogo com Irã