UE decide suspender viagens ao sul da África devido a variante da Covid

Publicado em 26/11/2021 18:28

Logotipo Reuters

Por Francesco Guarascio e Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) - Países da União Europeia concordaram em suspender viagens ao sul da África após a detecção de uma nova variante da Covid-19, informou a Presidência do bloco nesta sexta-feira.

Um comitê de especialistas de saúde de todos os 27 Estados-membros da UE "concordou sobre a necessidade de ativar o freio de emergência e impor uma restrição temporária a todas as viagens da UE para o sul da África", disse a Eslovênia, atual presidente do bloco, no Twitter.

As restrições se aplicarão a Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbábue, tuitou o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer.

Uma autoridade da UE disse que também se solicitou que os governos do bloco desestimulem viagens a estes países.

Cada um dos 27 países da UE tem liberdade para aplicar as novas medidas quando preferir. Alguns já estão adotando restrições.

Autoridades da UE disseram que ainda não se tomou nenhuma decisão sobre outros países em outras partes do mundo onde casos da nova variante foram detectados, o que inclui Hong Kong, Israel e Bélgica, uma integrante do bloco.

A nova variante do coronavírus, detectada primeiramente na África do Sul, causou alarme mundial, enquanto pesquisadores tentam determinar se a linhagem é resistente às vacinas.

Marc Van Ranst, o virologista que detectou a nova variante na Bélgica, disse à Reuters que é mais provável que a mulher tenha contraído a variante no próprio país do que enquanto viajava fora da Europa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário