Atividade industrial da China tem expansão inesperada, mostra PMI oficial

Publicado em 30/11/2021 08:13

Logotipo Reuters

A atividade industrial da China acelerou inesperadamente em novembro, crescendo pela primeira vez em três meses com o alívio no aumento dos preços de matérias-primas e no racionamento de energia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria subiu a 50,1 em novembro de 49,2 em outubro, mostraram nesta terça-feira dados da Agência Nacional de Estatísticas.

A marca de 50 separa crescimento de contração. Analistas esperavam uma leitura de 49,6.

Analistas preveem que a desaceleração no Produto Interno Bruto vista no terceiro trimestre continuará no quarto, com expectativa de que a demanda permaneça fraca.

"Uma série de políticas recém-adotadas e medidas para garantir a oferta de energia e estabilizar os preços do mercados mostrou-se efetiva", disse Zhao Qinghe, estatístico sênior da agência de estatísticas.

"O racionamento de energia diminuiu um pouco em novembro enquanto os preços de algumas matérias-primas caíram de forma significativa, provocando uma expansão no PMI de indústria."

O subíndice de produção subiu a 52,0 em novembro de 48,4 em outubro, enquanto as novas encomendas recuaram a um ritmo mais lento, embora novembro tenha marcado o quarto mês seguido de queda na demanda dos clientes.

Em contraste com a melhora no setor industrial, o crescimento de serviços desacelerou ligeiramente, com o PMI oficial caindo a 52,3 em novembro de 52,4 em outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário