Dólar ronda R$5,60 após mostrar forte oscilação; mercado foca BC, PEC dos Precatórios e ômicron

Publicado em 30/11/2021 10:43

Logotipo Reuters

O dólar se acomodava na faixa dos 5,60 reais nesta terça-feira, depois de mostrar forte volatilidade em sessão marcada por preocupações internacionais sobre a variante ômicron da Covid-19, expectativas em torno da PEC dos Precatórios e comentários de autoridade do Banco Central.

Às 10:40, o dólar recuava 0,20%, a 5,6000 reais na venda. A moeda mostrou oscilações intensas durante a manhã, indo de 5,5910 reais na mínima do dia (-0,36%) para 5,6448 reais na máxima (+0,60%) em questão de poucos minutos.

O dólar futuro tinha variação positiva de 0,01%, a 5,641 reais.

As fortes oscilações do dia ocorreram durante fala do diretor de Política Econômica do Banco Central, Fábio Kanczuk, que disse acreditar que a inflação é menos inercial e pode mudar muito ao longo do próximo ano, enquanto a política monetária ainda não teria tido tempo de afetar a atividade.

Enquanto isso, o mercado acompanhava os desdobramentos em torno da PEC dos Precatórios, em meio à apreciação na CCJ do Senado. Considerada prioritária pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, a proposta altera o prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que abriria espaço fiscal para o pagamento de auxílio à população de 400 reais por família em 2022, ano eleitoral.

Embora esteja longe de ser notícia positiva para a credibilidade fiscal do país, a PEC passou a ser vista por investidores como dos males, o menor, já que alternativas para financiamento de benefícios sociais no ano que vem poderiam levar a descontrole total das contas públicas.

Na segunda-feira, por exemplo, uma fonte disse à Reuters que o governo não descarta a possibilidade de ter que lançar mão do Orçamento de Guerra mais um vez para conseguir viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil. Na prática, isso significaria autorizar o descumprimento de parâmetros e limitações fiscais.

Enquanto isso, no exterior, o índice da divisa norte-americana frente a seis rivais fortes caía 0,50%. Parte dessa desvalorização, no entanto, refletia a força de franco suíço e iene japonês, componentes da cesta de moedas que são vistos como apostas seguras em tempos de incerteza econômica.

Elevando o desconforto entre os participantes do mercado global, o CEO da farmacêutica Moderna disse ao Financial Times que as vacinas disponíveis atualmente provavelmente serão menos eficazes contra a recém-detectada variante da Covid-19. [nL1N2SL0YW]

"Nesta manhã, em especial, a dúvida (é) em relação à efetividade da vacina", comentou em blog Dan Kawa, CIO da TAG Investimentos, citando "movimento clássico e coordenado de aversão a risco" nos mercados internacionais.

A descoberta da variante ômicron levou a restrições de viagens em vários países, e veio num momento de condições sanitárias já deterioradas em muitas economias importantes, especialmente no continente europeu.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista teve alta de 0,27%, a 5,6114 reais na venda, maior patamar desde 1º de novembro (5,6712 reais).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário